quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Consumidor pode comparar e optar por veículo menos poluente

Uma nova versão da Nota Verde, sistema que avalia as emissões de CO2 e outros poluentes dos veículos de passeio que circulam no País, foi lançada nesta terça-feira (1).

Diferentemente da primeira versão, relativa aos carros produzidos em 2008, em que eram atribuídas notas aos modelos, de acordo com os níveis de emissões de gases poluentes, desta vez são utilizadas estrelas - de uma a cinco. Quanto maior o número de estrelas, menos poluente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono - substâncias que provocam o aquecimento global e afetam a saúde humana.

“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor. Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A nova forma de classificação foi definida pelo MMA, o Ibama, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e a Petrobras. O ranking atual está mais claro para o consumidor, pois facilita a categorização dos veículos.

A lista reúne cerca de 400 carros fabricados no ano de 2009 - inclusive alguns importados. Vinte e dois modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). Os piores colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0.

No critério adotado para classificar os veículos são avaliados separadamente as emissões dos poluentes CO, NMHC e NOx, que conferem até 3 estrelas ao veículo. E dependendo das emissões de CO2, o modelo recebe mais uma ou duas estrelas. “Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, uma vez que o cultivo da cana auxilia a captura de CO2 da atmosfera “, explicou o ministro. Para Paulo Macedo, coordenador do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), a nova forma de classificação se tornou “mais rigorosa e justa”.

Para o ministro, a Nota Verde terá reflexos na saúde, no clima e também no bolso do consumidor, que, guiado pelo ranking, poderá optar por veículos mais eficientes, que consumam menos combustíveis e poluam menos. Segundo Minc, em 2010 serão incluídos motos, ônibus e caminhões na avaliação.
A classificação Nota Verde pode ser consultada no endereço www.mma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.