segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Congresso decide nesta segunda-feira se Brasil dobrará contingente no Haiti


A Comissão Representativa do Congresso Nacional se reunirá nesta segunda-feira (25), às 15h, para examinar mensagem do presidente da República que solicita ao Congresso Nacional autorização para aumentar de 1.300 para 2.600 o contingente militar brasileiro no Haiti. A comissão representativa trata dos assuntos urgentes relativos ao Congresso que surgirem durante o recesso parlamentar.

A reunião, convocada pelo presidente do Senado, José Sarney, decidirá sobre o envio imediato de mais 900 militares ao Haiti e da disponibilização de outros 400 homens que ficarão de prontidão.Dos 900 militares que deverão ser enviados imediatamente ao Haiti, 750 integram um batalhão de infantaria e 150 são da polícia do Exército. Eles farão parte da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, na sigla em francês).

Na exposição de motivos assinada pelos ministros da Defesa, Nelson Jobim e das Relações exteriores, Celso Amorim, o aumento das tropas brasileiras no país caribenho atende ao chamado do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ministros também afirmam que as dificuldades logísticas de assistência humanitária, de resgate de feridos e assistência médica após o terremoto que assolou o país no dia 12 de janeiro, "podem ter consequências para a volátil situação de segurança", quadro agravado pelo fato de que a Polícia Nacional Haitiana, segundo informações do MINUSTAH, ter perdido cerca de metade de sua capacidade depois do terremoto.

"Consideramos que a elevação do contingente brasileiro deve ser significativa para que o Brasil possa reforçar sua atuação no terreno e manter participação decisiva no esforço de assistência ao Haiti", justificam os ministros.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.