terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Integração Nacional realizará I Encontro de Enfrentamento da Desertificação




O Ministério da Integração Nacional, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, realizará o I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I Ened), entre os dias 3 e 5 de março, em Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

O I Ened tem como objetivo central o fortalecimento político-institucional da Agenda de Combate à Desertificação no Brasil com a celebração de um Pacto pelo Desenvolvimento do Semiárido.
 
Para que isso se torne realidade, foram realizadas reuniões regionais preparatórias em dezembro último, em Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA), com a participação de todos os Estados que apresentam áreas suscetíveis à desertificação. Nessas reuniões, foram discutidos os procedimentos e metodologias adotadas na elaboração dos Planos de Ações Estratégicas Estaduais de Combate à Desertificação (PAEs). 

A fase preparatória culminará com a reunião de Campina Grande, na Paraíba, nos dias 3 a 6 de fevereiro de 2010, e contará com a participação de especialistas e representantes dos governos federal e estaduais, da comunidade científica e da sociedade civil. 

A reunião preparatória de Campina Grande tem como objetivos: promover a integração das ações de combate à desertificação dos governos federal e estaduais, dos setores produtivos e da sociedade civil; estabelecer as bases para a proposta de Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; e mobilizar os atores governamentais e não-governamentais relevantes para o enfrentamento da desertificação.

O evento conta ainda com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, bem como do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.