sábado, 12 de junho de 2010

Países sul-americanos querem padronizar controle sanitário


A partir de segunda-feira (14), representantes de países de língua portuguesa e países da América do Sul se reúnem em Fortaleza para discutir os controles sanitários realizados nos principais portos e aeroportos das regiões. O objetivo é trocar experiências sobre as estratégias de implementação do novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

O evento será realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Entre os temas que serão discutidos estão a segurança dos ambientes, recursos humanos e controle de microrganismos transmissores de doenças, além dos procedimentos para inspeção de embarcações também serão discutidos.

Regulamento Sanitário

O Regulamento Sanitário Internacional (RSI) foi criado em 2005, mas entrou em vigor em junho de 2007. O documento ajudou no processo de globalização, aumento do trânsito internacional de pessoas e mercadorias e na mudança contínua da situação epidemiológica mundial, dando um novo direcionamento à vigilância sanitária.

O regulamento passou a exigir dos países uma capacidade de resposta mais rápida frente às emergências de saúde pública, assim como ampliou o número de doenças de notificação obrigatória. Enquanto o regulamento anterior, de 1969, estabelecia como obrigatória a notificação de cólera, peste e febre amarela, atualmente toda emergência de saúde pública de importância internacional deve ser notificada. Estão incluídos aí os danos causados por agentes químicos, materiais radioativos e alimentos contaminados.

Os países signatários do regulamento devem desenvolver suas estratégias para conseguir colocar o RSI em prática até 2012.

Fonte: Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.