quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sudene afirma que Nordeste tem mais de 30 mil novos empregos neste ano


Estudos realizados pela Diretoria de Planejamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Ministério da Integração Nacional, mostram que houve um saldo de 30 mil empregos formais na região Nordeste no primeiro quadrimestre do ano, representando um crescimento de 0,59%. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (9), pela assessoria de imprensa da Sudene.

Segundo José Luis Alonso, responsável pela pesquisa, “sob ponto de vista dos estados as melhores gerações de emprego foram proporcionadas pela Bahia (10.590), Ceará (7.571), Maranhão (5.114), Piauí (2.780), Sergipe (1.588) e Rio Grande do Norte com 1.471 empregos”.

Os setores que apresentaram melhores performances foram a construção civil, os serviços e o comércio.

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as indústrias nordestinas mais dinâmicas na região são as de refino de petróleo e produção de álcool, alimentos e bebidas, que respondem por quase 40% do Valor de Transformação Industrial (VTI).

Alonso acredita que “o crescimento econômico está sendo puxado pelo consumo das famílias, impulsionado pelo crédito em expansão, especialmente o crédito imobiliário, beneficiando, setorialmente, mais o comércio do que a indústria. O equilíbrio entre as famílias e as empresas virá com os investimentos em infraestrutura, que dão sustentação ao crescimento”.

Fonte: Sudene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.