Os estabelecimentos comerciais ainda não foram proibidos de distribuir sacolas plásticas descartáveis aos consumidores. Mas estão super atentos as várias leis que vêm surgindo em todo o país, e muitos deles já estão se antecipando e implantando programas que incentivam a redução no uso desse tipo de sacola.
Alguns municípios e Estados brasileiros já estão implantando leis para reduzir ou até mesmo banir o uso de sacolas descartáveis nos estabelecimentos comerciais, mas isso tudo é ainda muito recente e essas leis ainda não possuem caráter proibitivo.
Mesmo assim, três grandes redes varejistas do país – Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart – estão se antecipando a proibição legal, promovendo iniciativas que visam incentivar os consumidores e funcionários dos supermercados a reduzir o número de sacos descartáveis utilizados diariamente.
O grupo Carrefour Brasil está realizando, periodicamente, fóruns e palestras sobre o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, para o público em geral e também oferece aos seus clientes algumas opções de embalagens sustentáveis para transportar os produtos comprados no supermercado, como caixas de papelão gratuitas e sacolas retornáveis, que custam de R$ 1,90 a R$ 15.
O grupo Pão de Açúcar oferece opções de embalagens sustentáveis aos clientes, como caixas de papelão, sacolas de papel e ecobags, além de promover o Programa Mais, que premia os consumidores que recusam sacolas plásticas.
O grupo Pão de Açúcar oferece opções de embalagens sustentáveis aos clientes, como caixas de papelão, sacolas de papel e ecobags, além de promover o Programa Mais, que premia os consumidores que recusam sacolas plásticas.
Já, a rede Wal Mart promove o programa “Cliente Consciente Merece Desconto”, que oferece abatimentos de R$ 0,03 no valor final das compras, para cada sacola descartável rejeitada nas lojas das regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
Fonte: Ambientebrasil
Fonte: Ambientebrasil
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