quinta-feira, 10 de junho de 2010

Supermercados se antecipam a lei e reduzem consumo de sacolas plásticas



Os estabelecimentos comerciais ainda não foram proibidos de distribuir sacolas plásticas descartáveis aos consumidores. Mas estão super atentos as várias leis que vêm surgindo em todo o país, e muitos deles já estão se antecipando e implantando programas que incentivam a redução no uso desse tipo de sacola.

Alguns municípios e Estados brasileiros já estão implantando leis para reduzir ou até mesmo banir o uso de sacolas descartáveis nos estabelecimentos comerciais, mas isso tudo é ainda muito recente e essas leis ainda não possuem caráter proibitivo.

Mesmo assim, três grandes redes varejistas do país – Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart – estão se antecipando a proibição legal, promovendo iniciativas que visam incentivar os consumidores e funcionários dos supermercados a reduzir o número de sacos descartáveis utilizados diariamente.
O grupo Carrefour Brasil está realizando, periodicamente, fóruns e palestras sobre o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, para o público em geral e também oferece aos seus clientes algumas opções de embalagens sustentáveis para transportar os produtos comprados no supermercado, como caixas de papelão gratuitas e sacolas retornáveis, que custam de R$ 1,90 a R$ 15.
O grupo Pão de Açúcar oferece opções de embalagens sustentáveis aos clientes, como caixas de papelão, sacolas de papel e ecobags, além de promover o Programa Mais, que premia os consumidores que recusam sacolas plásticas.
Já, a rede Wal Mart promove o programa “Cliente Consciente Merece Desconto”, que oferece abatimentos de R$ 0,03 no valor final das compras, para cada sacola descartável rejeitada nas lojas das regiões nordeste, sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.


Fonte: Ambientebrasil

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