segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ministério da Integração Nacional discute a criação de centros tecnológicos nos perímetros irrigados


Hoje ( dia 28) a tarde, em reunião no Ministério de Integração Nacional (MIN), será discutido o projeto de instalação de centros tecnológicos nos 38 perímetros irrigados do Nordeste. Esta proposta foi feita pelo deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e discutida pelo ministro com 18 reitores do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), presidido por Cláudio Ricardo Gomes de Lima, reitor do Instituto Federal do Ceará (Ifce).

Conforme Holanda, o ministro disse que pretende lançar o projeto em 15 dias após o recebimento da proposta detalhada. O grupo de trabalho é formado por quatro reitores dos Institutos Federais, o diretor Paulo Beirão do CNPq, de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, o diretor de Inovação da Finep, João Alberto DeNigri, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs, Francisco Rennys, Ariosto Holanda, um diretor da Embrapa, um diretor da Codevasf e Ramon Rodrigues, do MIN.

A iniciativa chega no momento quando os perímetros irrigados ganharão maior envergadura institucional com a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, anunciada este mês pela presidente Dilma Rousseff na reunião com os governadores do Nordeste em Aracaju (SE). Os institutos federais entrarão com a componente capacitação nos centros tecnológicos dos perímetros irrigados. Os alunos e os egressos dos cursos que formam técnicos e tecnólogos atuarão nos centros tecnológicos em interação com os irrigantes, levando o conhecimento. A proposta ainda inclui a criação de incubadoras de empresas nos perímetros irrigados, que agregarão à mão de obra dos irrigantes o conhecimento dos professores dos institutos federais e dos tecnólogos.

A formatação da proposta será acompanhada por Ramon Rodrigues, assessor do MIN cotado para ser o secretário nacional de irrigação, indicado ao Conif pelo ministro Fernando Bezerra.

Participou da reunião com o ministro o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs, Francisco Rennys. Ele disse já ter conversado sobre o centro tecnológico com o diretor do campus IFCELimoeiro do Norte, José Façanha Gadelha, e sobre a implantação de uma incubadora de empresas com tecnólogos e irrigantes no projeto Tabuleiros de Russas. Bezerra assegurou que o MIN tem recursos para as obras dos centros tecnológicos, mas não para custeio. O deputado informou já conversado com o CNPq, "que vai apoiar o projeto com bolsas".

Somam 38 os perímetros de irrigação do Dnocs e da Codevasf, todos carentes de assistência técnica, e ainda existe toda uma política para dizer que o pequeno irrigante não dá certo, só o grande - observa Holanda. O deputado informa que o diretor geral do Dnocs, ofereceu mil hectares dos perímetros Tabuleiros de Russas e Morada Nova para organizar empresas de tecnólogos, geralmente filhos de agricultores do interior, em lotes, associados aos irrigantes.

Embrapa - Outra frente de trabalho dos Institutos Federais foi aberta para o trabalho com a Embrapa. Holanda participou de encontro do PSB com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e fez o que chama "uma provocação", para que a empresa disponibilize uma ação para os pequenos agricultores. De acordo com o deputado, a Embrapa tem solução para os problemas do homem do campo, contudo precisa aproximar esta solução dos pequenos agricultores, pois o conhecimento produzido pela companhia só está sendo aproveitado - e bem aproveitado - pelo agronegócio.

Segundo o parlamentar, Arraes disse ter o maior interesse em disponibilizar o balcão de resultados das tecnologias da Embrapa para os pequenos. Holanda propôs - e o presidente da Embrapa aceitou - a discussão da proposta com os reitores do Conif - para que os técnicos e tecnólogos dos Institutos Federais sejam os agentes de difusão das tecnologias da Embrapa entre os pequenos agricultores. (Flamínio Araripe)

Fonte: Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.