terça-feira, 9 de agosto de 2011

Em dez anos, Amazonas se destaca no mapa nacional de CT&I


Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em seu Plano Tabular, divulgado na semana passada, mostram que, de 2000 a 2010, o Amazonas se destacou no número de doutores, de estudantes e de grupos e linhas de pesquisa. Com estes números, é possível visualizar quantitativamente o perfil da pesquisa no Estado e no País.

"Esses avanços são resultado do esforço e do trabalho desenvolvidos pelos atores do Sistema Público de Ciência e Tecnologia", ressalta Odenildo Sena, titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM). Ele refere-se a uma ação de governo, ocorrida em 2003, que decidiu mudar a realidade no Estado com a criação do referido sistema que é composto por quatro instituições do Amazonas: a SECTAM, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), a Universidade do Estado (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica (Cetam).

Odenildo Sena afirma que, antes da existência desse Sistema Público Estadual, as ações aconteciam de forma silenciosa, em virtude das poucas pessoas que se envolviam com C&T no Estado e da concorrência desigual dos pesquisadores locais a editais nacionais. Ele explica que, hoje, não há uma instituição estadual de ensino e pesquisa que não tenha a presença do Governo do Estado e que essas ações também alavancaram e estimularam o envolvimento e a formação de novos pesquisadores, de recursos humanos, de infraestrutura e de inovação tecnológica.

Estatísticas - Com o Plano Tabular do CNPq, que é lançado a cada dois anos, é possível aferir o crescimento da produção científica no Amazonas. O número de doutores aumentou em mais de 400% em 10 anos. Em 2000, eram 372; em 2010, esse número subiu para 1.728.

Os pesquisadores, que incluem profissionais e estudantes dos três níveis do ensino superior (graduação, mestrado e doutorado), passaram de 790 para 3.827. O Amazonas participa de 428 grupos de pesquisas, em detrimento aos 95, em 2000. Já as linhas de pesquisa seguidas mais do que quadruplicaram, de 449 passaram a 1.951.

Das grandes áreas da pesquisa, a mais procurada no Amazonas é a de Ciências Biológicas que também se destaca pela área com maior número de doutores atuando: 485, ao todo. A área do conhecimento mais procurada no Estado é a Ecologia.

Plano Tabular do CNPq - O Plano Tabular do CNPq é hoje capaz de descrever com precisão os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil fornecendo uma grande e diversificada massa de informação sobre detalhes da realização de pesquisa. Tem sido utilizado pela comunidade científica, tecnológica em geral e pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades. Permite o cruzamento de variáveis capazes de gerar tabelas que podem ser salvas para futuras consultas.

Sistema de Indicadores de C&T do AM - A utilização de dados para nortear decisões em ciência e tecnologia é uma diretriz da SECTAM. Nesse sentido, a secretaria, em parceria com a Fapeam, está desenvolvendo o Sistema de Indicadores de C&T do Amazonas a fim de mensurar os investimentos e ações na área e avaliar os impactos econômicos e sociais destes.

O projeto irá agregar dados de todas as instituições que compõem o Sistema Estadual Público de C&T do Estado bem como integrar estes dados a sistemas nacionais, como os do CNPq (Carlos Chagas e Lattes). O projeto da Dra. Andeia Viviana Waichman, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), vai mapear e monitorar o andamento da C&T no Estado e estará concluído no início de 2012.

Odenildo Sena, titular da SECTAM, explica que a falta de indicadores gera falta de poder. "É muito mais fácil se trabalhar com dados concretos. Com eles, temos uma poderosa arma de negociação. Podemos, por exemplo, verificar em que áreas precisamos investir mais", finaliza.
(Ascom SECTAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.