quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ministério recebe de deputados proposta de CVT para pessoas com deficiência


Proposta de criação de centro vocacional tecnológico com esse perfil foi apresentada ao ministro Aloizio Mercadante pelos deputados Romário de Souza Faria e Ariosto Holanda.

Um centro vocacional tecnológico (CVT) voltado para a capacitação de pessoas com deficiência. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, recebeu na última terça-feira (6), em Brasília (DF), os deputados federais Romário de Souza Faria (PSB-RJ) e Ariosto Holanda (PSB-CE), que apresentaram a proposta.

Os parlamentares pediram o apoio do ministro para a viabilização de um espaço para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico voltado para a inserção dessas pessoas. A ideia é que seja montado um piloto no Rio de Janeiro (RJ) e que essa proposta inicial, no futuro, sirva de exemplo para outras regiões do país.

Aloizio Mercadante considerou a proposta viável e sugeriu inclusive que fosse criada uma linha de financiamento para a indústria com o objetivo de incentivar a fabricação de equipamentos em tecnologia assistiva. Com relação aos consumidores em potencial, o ministro levantou a ideia de uma linha de crédito para aqueles que queiram adquirir esses equipamentos. "Precisamos criar meios para que essas pessoas possam desenvolver suas habilidades. Um deficiente auditivo, por exemplo, é extremamente concentrado em suas atividades. Temos exemplos de empresas que preferem esses profissionais", ressaltou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação ressaltou ainda a participação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) nesse processo. "Eles podem nos ajudar no sentido de identificar os nichos de mercado. Vamos oferecer cursos para os portadores de necessidades especiais que possam servir de inserção no mercado de trabalho", finalizou.

No final do encontro, ficou definida a realização de uma nova reunião entre o ministro e os parlamentares, além de representantes de outros ministérios e instituições que possam colaborar para a efetivação do CVT.

Fonte: Agência MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.