terça-feira, 4 de agosto de 2009

Lajedo Soledade amarga com o abandono de patrocinadores

Estive visitando o Lajedo Soledade, no município de Apodi e fiquei impressionado com o abandono daquele patrimônio natural. No Museu, os rebocos estão caindo e a imagens mofando com a falta de manutenção. As pessoas que vivem do trabalho de guias, dão graças a Deus quando aparece alguém para visitar as formações rochosas e as inscrições rupestres nas pedras, que ninguém sabe até quando vão suportar as constantes explosões nas pedreiras existentes nas suas redondezas.

A Petrobras, empresa estatal que ajudou com os recursos para a criação da APA - Área de Preservação Ambiental do Lajedo Soledade, deixou de dar suas contribuições financeiras há dois anos e não acena com qualquer possibilidade de voltar a constribuir, alegando que estão "pisando em ovos" com relação a qualquer patrocínio, diante da possibilidade de estar sob cerrada investigação da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, no Congresso Nacional, obra e graça dos Democrátas e dos Peessedebistas (DEM e PSDB).

As visitas de turistas, que contavam com cerca de 7 mil/ano, teve uma drástica redução para aproximados 5 mil/ano e quase sempre via Mossoró, pois há muito que a própria prefeitura da cidade de Apodi não se lembra do lajedo como um patrimônio daquele município. Alguns guias até dizem que parece mais que aquele patrimônio natural pertence a Mossoró, que de vez em quando o inclui na divulgação dos seus roteiros turísticos.

Está na hora do Governo do Estado se lembrar do Lajedo Soledade e investir um pouco alí, melhorando a infraestrutura, consertando o que está deteriorado e ampliando os espaços existentes, como o CAL - Centro de Apoio ao Lajedo, onde fica localizado o restaurante e o local para eventos e também, onde presenciei a apresentação de um formidável grupo de dança formado por crianças, extremamente simpáticas e competentes, oriundas de famílias das classes menos favorecidas daquele distrito pertencente a Apodi.

Não vamos deixar o Lajedo Soledade sucumbir diante da falta de apoio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.