quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Serviço gratuito socorre motoristas em rodovias federais

Durante uma viagem com um grupo de amigos, o servidor público Gerson de Souza Filho, de 50 anos, levou um susto. Na BR 153, próximo à cidade de Anápolis, em Goiás, o pneu do carro furou. Na hora da troca, chovia muito e Gerson descobriu que o estepe também estava vazio. Um dos amigos que o acompanhavam ofereceu a solução: um número 0800 que havia anotado dias antes no celular. O socorro chegou em 20 minutos e evitou novos problemas aos viajantes.

Assim como Gerson, que telefonou para a ouvidoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para elogiar o atendimento, outros 9.770 viajantes em três rodovias federais já foram socorridos pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que funciona 24 horas por dia. O serviço é gratuito e está disponível em 421 quilômetros de extensão das rodovias BR-060 (entre Brasília/DF e Goiânia/GO), BR-040 (entre Brasília/DF e Cristalina/GO) e BR-153 (entre Anápolis/GO e Rialma/GO).

Para atender aos chamados dos motoristas, o SAU conta com cinco guinchos, cinco veículos utilitários de apoio, dois veículos de apoio logístico e três de supervisão. Para chamar o atendimento, basta ligar para a central, que conta com uma linha telefônica gratuita: 0800-600-6162.

Ao todo, o Dnit deve investir R$ 10 milhões no projeto modelo até 2010. Até agora o valor investido foi de R$ 3,5 milhões. Segundo o Coordenador de Operações Rodoviárias do DNIT, Luiz Cláudio Varejão, há intenção de estender o serviço a outras rodovias federais num futuro próximo.

Balanço - A maioria dos 9.771 atendimentos feitos desde setembro de 2008, quando o serviço foi implantado, foi a motoristas cujos veículos tiveram pane mecânica. Foram 4.570 eventos deste tipo. Os outros registros foram de pane seca (737), pneus danificados (605) e colisões (570), mas também houve atendimento para limpeza de pista (545 casos), para socorrer veículos que saíram da rodovia (430) e para retirada de animais (335).

Na BR-060, rodovia duplicada, foram 4.436 atendimentos, a maior parte (3.992) no trecho goiano da rodovia e 444 no Distrito Federal. A BR-153, rodovia com pista simples, teve 3.004 pedidos atendidos. Já a BR-040 teve 2.331 atendimentos, dos quais, 1.646 foram em Goiás e 685 no Distrito Federal.

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