sábado, 21 de novembro de 2009

Ainda falta autonomia na UERN

Mais uma vez a UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é surpreendida com a quebra da sua autonomia, dessa vez perpetrada pelo deputado federal Betinho Rosado, que, com boas intenções, lançou mão de seu direito de propor emendas individuais ao Orçamento da União e resolveu criar dois cursos novos na Instituição: Química Industrial e Engenharia Ambiental.


A primeira quebra dessa autonomia se deu na assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando a então deputada estadual Sandra Rosado criou o curso de Medicina e conseguiu os recursos para a sua instalação com a governadora Vilma de Faria. O curso está prestes a formar a sua primeira turma, mas a UERN ainda tem dificuldades para custear as suas despesas.


Sandra Rosado deveria continuar destinando recursos em suas emendas individuais no Congresso Nacional, tendo em vista que a Universidade precisa de recursos de manutenção do curso, uma vez que, sempre por esse período, o Estado suspende o repasse das verbas de custeio da Instituição, que fica até mesmo sem papel para o seu funcionamento normal.


Os governadores sempre suspendem a transferência de verbas de custeio para a instituição nos últimos três meses do ano, deixando a UERN sem recursos para a sua manutenção, até mesmo nos itens mais simples como papel, canetas, cartuchos de impressoras etc, etc, etc, praticamente suspendendo o funcionamento da Universidade, uma vez que até mesmo combustível e diárias são suspensas e isso para uma universidade que tem a dimensão de um Estado, seis campi e 11 núcleos para enviar professores diariamente e assim proporcionar as suas aulas diárias.


Falta aos autores dessas quebras de autonomia a simples pergunta para os dirigentes da Instituição se é possível a manutenção desses novos cursos e proporcionar anualmente alguma verba dessas emendas individuais para essa manutenção ou mesmo novos investimentos. É preciso, então, que a Universidade seja contemplada com a autonomia financeira, como já foram várias Instituições estaduais de ensino superior pelo país afora. Aos que gostam de criar cursos, fica o apelo: vamos unir forças para proporcionar a UERN a autonomia financeira também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.