domingo, 4 de abril de 2010

MEIO AMBIENTE


Jefferson Praia diz que mineração na Amazônia exige alta tecnologia para proteger meio ambiente 


[FOTO: senador Jefferson Praia (PDT-AM)]





























O senador Jefferson Praia (PDT-AM) afirmou em discurso que "não dá mais para pensar em mineração na Amazônia" sem o uso de alta tecnologia, a seu ver único caminho para conciliar exploração com a proteção do meio ambiente. Ele sugeriu ainda que os novos projetos de mineração na área prevejam industrialização, evitando a exploração e exportação de minérios brutos.



- Qualquer novo investimento na Amazônia agora terá de respeitar o meio ambiente. Além disso, novos projetos têm de incluir a população local, para a melhoria de sua qualidade de vida - disse.


Jefferson Praia informou ter participado nesta terça-feira (30), como expositor, do Congresso Brasileiro para a Retomada do Desenvolvimento dos Setores de Mineração e Metais, em São Paulo. Disse que pôde perceber o quanto a indústria da mineração está preocupada e tem investido no desenvolvimento sustentável. Observou que as grandes empresas de mineração e petróleo vêm se adaptando "aos novos tempos" de proteção ambiental e de apoio às populações locais.

Para o senador pelo Amazonas, é notório que a mineração acarreta sérios problemas ambientais quando despeja produtos químicos no meio ambiente. Mas os rejeitos de mineradoras e de usinas metalúrgicas são, proporcionalmente, inferiores aos rejeitos de outras indústrias e resíduos urbanos. O problema está na mineração ilegal, como o garimpo de ouro, que lança resíduos de mercúrio no meio ambiente. Além disso, lembrou Jefferson Praia, existe o chamado "passivo ambiental", ou seja, uma poluição gerada pela atividade mineradora de grandes empresas quando não existia no Brasil uma legislação reguladora.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.