domingo, 31 de outubro de 2010

Escritor oferece campus rural à UFSCar

Reitor diz que Raduan Nassar, autor de "Lavoura Arcaica", vai doar fazenda de 643 ha na região de Sorocaba. A fazenda Lagoa do Sino, do escritor Raduan Nassar, deve abrigar o primeiro campus rural da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e o único no Estado.

A universidade afirma que Nassar, autor de obras como o romance "Lavoura Arcaica" (1975) e a novela "Um Copo de Cólera" (1978), ofereceu a propriedade de 643 hectares onde mora desde 1984, localizada na região de Sorocaba, em doação.

"As negociações começaram no primeiro semestre deste ano. Fomos informados que ele [Nassar] queria fazer a doação da área, desde que fosse construída uma instituição de ensino no local", disse o reitor da Federal, Targino de Araújo Filho.

A fazenda produz milho, trigo, soja e outros grãos. Além do terreno, a doação incluirá equipamentos e instalações, como tratores, colheitadeiras, silos de armazenagem e nove casas de trabalhadores. Uma equipe da UFSCar já visitou o local e conversou com o dono.

"Ele disse que queria doar a área porque acredita que a região precisa de investimentos educacionais. A fazenda não tem nenhuma dívida, é produtiva e sustentável. É um benemérito, que já ajudou muito a região e agora quer contribuir para o ensino superior local", disse o reitor.

A fazenda está localizada entre os municípios de Campina de Monte Alegre (6.000 habitantes) e Buri (19 mil). Próxima ao Vale do Ribeira, a região é considerada uma das mais pobres do Estado, com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Apesar de algumas cidades serem bastante industrializadas, a maior parte tem economia baseada na pequena agricultura.

"Ficamos impressionados com as características da fazenda e montamos a comissão que elaborou o projeto para a apreciação do Conselho Universitário."

O Conselho Universitário da UFSCar está analisando o projeto, que foi denominado Campus Rural Lagoa do Sino. A decisão deve sair na segunda semana de novembro.

Se o Conselho der o aval, o plano da UFSCar é desenvolver, na área, cursos voltados para o desenvolvimento sustentável territorial, soberania e segurança alimentar e agricultura familiar.

O reitor disse que, apesar do curto espaço de tempo, o desafio foi aceito justamente pela oportunidade de inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que a área inspira.

"A UFSCar já tem campus em Sorocaba e Araras. Com esse campus rural continuaremos seguindo a meta da expansão do setor público."

Na primeira etapa, está prevista a criação dos cursos de graduação em engenharia florestal, agronomia, engenharia de produção agroindustrial, economia e geografia. Na segunda etapa, cursos de matemática, química, física, biologia, administração, sociologia e pedagogia.

Na pós-graduação, a proposta é que sejam criados cursos nas áreas de gestão ambiental, gestão da produção e ciência florestal.

A Folha tentou conversar por telefone com o escritor, que, tradicionalmente, vive recluso e não dá entrevistas, mas ele se limitou a responder "nada a declarar" a todas as questões que foram feitas. (Hélia Araújo)

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.