quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Obama desiste de criar teto para emissões de CO2

Após a vitória dos republicanos nas eleições parlamentares dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, decidiu abandonar o projeto de lei para limitar as emissões de gases de efeito estufa. A legislação criaria um sistema de "cap and trade" - que limita as emissões por empresas, mas permite a comercialização entre elas das chamadas "cotas para poluir".

Obama disse que vai procurar outras maneiras de frear o lançamento de gases que provocam o aquecimento global. E disse vai procurar meios de abordagem que não ignorem a ciência, porém também não prejudiquem a economia dos EUA.

O projeto passou no ano passado na Câmara de Representantes, em votação apertada. Agora, está no Senado - onde muitos democratas se uniram à oposição republicana para bloquear avanços. Os republicanos apelidaram a proposta de "cap and tax", pois ela aumentaria o preço da energia. Esse grupo, que rejeita qualquer tentativa de se colocar um preço nas emissões de carbono, assumiu a maioria na Câmara dos Deputados e ganhou mais assentos no Senado, que ainda é controlado pela maioria democrata.

A vitória republicana também dificulta os planos de Obama de assumir papel de liderança nas negociações climáticas globais na Conferência do Clima da ONU (COP-16) que será realizada no final do mês em Cancún, no México. Sem ter conseguido aprovar uma lei de redução das emissões em seu país, o presidente Obama teria a pouco a oferecer durante no encontro.

Apesar disso, eleitores da Califórnia rejeitaram a chamada Proposição 23, que poderia adiar os planos do Estado de reduzir as emissões de gases-estufa em 25% até 2020. O governador Arnold Schwarzenegger fez inúmeras ações para tentar deixar o Estado mais verde, e a lei de clima é parte desse legado.

Fonte: O Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.