quarta-feira, 4 de maio de 2011

Evento em Curitiba mostra produtos derivados da tecnologia espacial

Os produtos para observação da Terra oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são apresentados hoje (4) no Estação Convention Center, no 15º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).

O Inpe adotou uma política de distribuição gratuita, pela internet, de suas imagens de satélites, o que tem contribuído para popularizar o uso do sensoriamento remoto. Da mesma forma são oferecidos livremente seus programas de geoprocessamento, dados e resultados de projetos e estudos científicos.

"Este ano o Inpe completa 50 anos como uma das principais instituições científicas brasileiras, respeitada no Brasil e no exterior. Por meio do sensoriamento remoto o Inpe contribui para o monitoramento do nosso território continental e marítimo, com os estudos sobre mudanças climáticas e com as missões do Programa Nacional de Atividades Espaciais", diz Luís Geraldo Pereira, da Divisão de Geração de Imagens do Instituto, que coordena o showcase de apresentação dos produtos.

Especialistas do Inpe falarão sobre como ter acesso aos produtos de observação da Terra, sua variedade, aplicações de sensoriamento remoto, projetos, métodos e ensino. Os showcases são realizados na área de Exposição Técnica do 15º SBSR.

Sobre o SBSR - O Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que objetiva reunir mercado e comunidade acadêmica de geotecnologias e áreas afins, está em sua 15ª edição. Além de 1.007 trabalhos científicos, o simpósio apresenta dezenas de sessões especiais com palestrantes do Brasil e exterior, cursos, debates e uma exposição técnica de serviços e produtos diversos, como câmeras que são embarcadas em satélites para imageamento da Terra e softwares para mapeamentos de áreas agrícolas e urbanas.

Promovido a cada dois anos pelo Inpe e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o SBSR é o maior evento nacional sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento e um dos maiores do mundo. Esta edição em Curitiba reúne cerca de 2 mil pesquisadores e especialistas de todo o Brasil e mais 27 países.

Geotecnologias, radares e monitoramento de queimadas e áreas urbanas - O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, está em Curitiba hoje (4) para falar sobre as novas tendências em sistemas de informações geográficas (GIS, na sigla em inglês). Também participam Greg Asner, da Universidade de Stanford, Estados Unidos, e Giles Foody, da Universidade de Nottingham, Inglaterra.

Workshops - A programação especial de hoje do evento contempla ainda quatro
workshops. Opções para o Monitoramento Operacional de Áreas Queimadas em Escala Continental, ministrado Alberto Setzer e Fabiano Morelli, do Inpe, apresenta produtos operacionais de estimativa de área queimada com monitoramento em escala continental por meio de imagens de satélites.

Estas estimativas são fundamentais, entre outras aplicações, para avaliar o impacto ambiental, tanto em áreas de preservação como em biomas específicos; calcular emissões atmosféricas do uso do fogo na vegetação; e acompanhar mudanças de uso do solo. "Vamos apresentar trabalhos que descrevem os principais algoritmos e produtos existentes para monitorar e estimar área queimada, e também estudos de validação, estimulando discussões que resultem em avanços das atuais técnicas", adianta Setzer.

Os outros workshops são: Novos Métodos e Sensores para a Investigação de Áreas Urbanas, coordenado por Cláudia Maria de Almeida (Inpe) e Antonio Maria Garcia Tommaselli (Unesp); Radar Imageador", ministrado por Waldir Renato Paradella e Fabio Furlan Gama (Inpe), e Desenho e Aplicação de Software de Simulação para Modelagem Ambiental, por Britaldo Silveira Soares Filho (UFMG).

Fonte: Ascom do Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.