segunda-feira, 2 de maio de 2011

Programa Despoluir vistoria frota de ônibus de Mossoró nesta semana


A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Mossoró passará, pela segunda vez este ano, por uma avaliação do Programa Despoluir, mantido pela Fetronor/CNT para melhorar a qualidade do ar e redução de poluentes pelos ônibus. 

A vistoria será realizada durante toda esta semana. Os técnicos do Despoluir vão vistoriar todos os 40 ônibus que circulam na cidade. 

Na última avaliação feita pelo programa Despoluir em Mossoró, há dois meses, a frota da cidade alcançou um índice de 93% de aprovação, em total consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. A expectativa do Despoluir é atingir 100% de aprovação, para este ano. 

Como funciona – A unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros. 

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99)¹. 

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. 

Como forma de incentivar as empresas, a FETRONOR realiza, anualmente, o Prêmio Despoluir FETRONOR Qualidade Ambiental, que reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio grande do Norte e Pernambuco. No ano passado, o prêmio ficou com a empresa Cidade do Sol, de Mossoró. 

O programa Despoluir é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. (Ciro Pedroza - Assessor de imprensa)

Fonte: FETRONOR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.