quinta-feira, 5 de maio de 2011

UFRN coordena Rede Acadêmica de Alta Velocidade no estado

O reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, e o diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Nelson Simões, lançaram ontem (4) na Secretaria de Educação à distância (Sedis) a nova Rede Acadêmica Brasileira de Alta Velocidade. No evento, Simões apresentou o Ponto de Presença no Rio Grande do Norte (POP-RN) e a Rede Giga Natal, e adiantou que as atividades da RNP já se encontram consolidadas em todo território nacional.

A nova Rede ampliará sua velocidade de 150 Megabits/segundo para 20 Gigabits/segundo, o que representa, para o acesso, uma velocidade quatro mil vezes maior. Esse avanço, segundo Simões, facilitará a vida acadêmica nas universidades em muitos pontos.

Ele lembra que os tempos modernos demandam um fluxo de informação com grande rapidez. "Trabalhos com vídeos, TV, simulações e downloads, por exemplo, serão resolvidos com mais eficácia. O ensino a distância, que antes era feito via formulários, com uso do correios, hoje pode ser disponibilizado interativamente pelas redes sociais. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um componente essencial para atender a essa demanda". 

São exatamente 650 unidades favorecidas com essa tecnologia em todo o País. Esse número reúne universidades, hospitais, museus e instituições federais (IF). No Rio Grande do Norte, a Rede Giga é coordenada pela UFRN e, posteriormente, distribuída para outras unidades, como a do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (Ctgás); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN); Universidade Potiguar (UnP) e Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (Farn).

A RNP é fruto de uma ação conjunta entre os ministérios da Cultura (MinC), da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), com a colaboração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Empresa de telefonia OI. Por meio dos ministérios, o governo Federal investe, anualmente, recursos da ordem de R$ 70 milhões no projeto.
(Ascom UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.