segunda-feira, 27 de junho de 2011

Centro de Segurança Cibernética do Ceará ajudará governos no combate a hackers e cibercrimes


Dell inaugura hoje (27), às 16h, na reitoria da Uece, Laboratório de Segurança da Informação em Nuvens.

O maior ataque de hackers da história do Brasil a sites do governo, ocorrido neste mês, evidenciou a necessidade de precaução contra vulnerabilidade de dados oficiais e sigilosos na internet. Mas a defesa preventiva está a caminho.

Será inaugurado nesta segunda-feira (27) o Laboratório de Segurança da Informação em Nuvens, que integrará o Centro de Excelência em Segurança Cibernética (CESeC) na Universidade Estadual do Ceará (Uece), que pretende dar suporte ao governo na área de seguranças de sistemas e combate ao cybercrime.

Participam da inauguração o presidente da Dell no Brasil, Raimundo Peixoto - a empresa investe R$ 3 milhões nesta unidade de pesquisa e desenvolvimento -, o reitor Assis Araripe e o coordenador do laboratório, André Luiz Moura dos Santos. O Laboratório será instalado na Uece no grupo de pesquisa em segurança computacional - o Information Security Research Team (Insert), fundado em 2000 por André dos Santos, quando professor do Georgia Institute of Technology (Georgia Tech).

Desde 2007 Santos veio para a Uece. Esta base de conhecimento e laboratório serve como estrutura inicial para a criação do Centro de Excelência em Segurança Cibernética (CESeC), com orçamento de R$ 15 milhões para equipamentos básicos dos laboratórios. O CESeC será o único no Brasil neste campo, e atuará com formação, suporte a pesquisa de ponta em segurança de sistemas, área carente no Brasil e no mundo, em articulação com centros de conhecimento nacionais e internacionais, assinala o pesquisador.

A pesquisa no Laboratório de computação em nuvens tem a colaboração de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Dell, da Universidade de Quebec e Monteral (UQAM) e Georgia Tech.

Outra pesquisa internacional desenvolvida pelo grupo é financiada em cerca de 2,5 milhões de Euros pela Comunidade Europeia, no estudo de segurança da Internet do Futuro.

A Uece receberá neste projeto professores e pesquisadores da Université Pierre et Marie Curie -LIP6, TU Munique, Universidade de Lisboa, Ecole Normale Supérieure, UFPE, UFRJ, UFAM, UFRGS, UFSC; e das empresas Infineon, Twinteq, EtherTrust, Telecom ParisTech, e Implementa. Nos Estados Unidos, virão professores e pesquisadores da Universidade da Califórnia, Florida Tech e Stanford.

O deputado Ariosto Holanda, que defende a colocação de emenda da bancada cearense para a implantação do Centro de Excelência em Segurança Cibernética na Uece, levou André dos Santos ao secretário Nacional de Política de Informática (Sepin), Virgílio Almeida, do MCT, para apresentar o projeto.

Segundo o parlamentar, a experiência internacional de André dos Santos, articulada com os centros de pesquisa de porte mundial dedicados ao estudo e desenvolvimento de ferramentas de combate ao crime na Internet, credencial o núcleo de pesquisadores a desenvolver na Uece um centro nacional de Segurança Cibernética. (Flamínio Araripe)

Fonte: JC E-Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.