quinta-feira, 30 de junho de 2011

Presidente da ABC afirma que Brasil se fortalece com conhecimento tecnológico


Ao falar na abertura da 2ª Feira Faperj Ciência, Tecnologia & Inovação, Jacob Palis Junior defendeu a aproximação das empresas e pesquisadores.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Junior, afirmou ontem (29) na abertura da 2ª Feira Faperj Ciência, Tecnologia & Inovação que a Academia apoia as prioridades do governo federal e que desde 2010 vem realizando o Simpósio Academia-Empresa, uma vez que considera importante o Brasil se fortalecer com o conhecimento tecnológico.

"É preciso aproximar as empresas dos pesquisadores, estimulando este contato, e rever a legislação", afirmou Palis. Para a ABC, é importante que seus membros, principalmente os institucionais, como a Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, continuem investindo na formação e qualificação de profissionais como engenheiros e matemáticos, uma vez que há uma grande necessidade desses profissionais no Brasil.

De acordo com o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques, o Brasil vem se tornando um pólo de pesquisas de grandes empresas ligadas às áreas de Engenharias e de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Diante disso, em maio de 2011, a Fundação divulgou o resultado do Edital Apoio às Engenharias. Foram contemplados 31 projetos com objetivo de aperfeiçoar e ampliar a formação de engenheiros em várias áreas, como energética, naval, nuclear, oceânica, petróleo e gás, dentre outras.

"A Ilha do Fundão, um dos campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está prestes a se tornar o maior centro de pesquisa tecnológica do setor de petróleo", afirmou o subsecretário da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Costa Leite.

"A Coppe, em parceria com grandes indústrias nacionais e internacionais, como a Petrobras, vêm investindo no Rio de Janeiro, uma vez que encontram um clima favorável à pesquisa e qualidade nas instituições de pesquisa sediadas, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT)", observou Costa Leite.

A Secretaria vem priorizando a formação de pessoal qualificado na área tecnológica, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e de sua universidade estadual, a UERJ, que está implantando o curso de Engenharia Nuclear no campus de Rezende (RJ).

A 2ª Feira Faperj Ciência, Tecnologia & Inovação e o 2º Simpósio Academia-Empresa - estão sendo realizados no Centro Cultural da Ação da Cidadania, próximo ao Cais do Porto, no bairro da Saúde, Rio de Janeiro, e terminam hoje (30). A Feira apresenta 75 estandes com projetos em vários setores produtivos e áreas de conhecimento, como produção de novos fármacos, segurança pública, energias alternativas, entre outras. O tema do Simpósio é "Inovação: histórias de sucesso com foco no estado do Rio de Janeiro".
(Ascom do MCT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.