sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fundação Péter Muranyi premiará com R$ 150 mil o melhor trabalho na área de alimentação


Mais de 1,5 mil instituições de toda America Latina foram convidadas para indicar trabalhos. Prazo para indicação vai até o dia 12 de agosto.

Os dirigentes das instituições convidadas têm até o dia 12 de agosto para manifestar por escrito o interesse em participar do "Prêmio Péter Murányi 2012-Alimentação". O envio de até dois trabalhos científicos de sua livre escolha deverá ser feito até 30 de setembro. No total, 1.200 instituições do Brasil, direta ou indiretamente ligadas à alimentação, além de outras 309 instituições de países latino-americanos, receberam a carta-convite encaminhada pela Fundação Péter Murányi, que promove o Prêmio.

Em sua 11ª edição, o Prêmio Péter Murányi 2012-Alimentação dará ao autor do trabalho vencedor R$ 150 mil, além de um troféu e um diploma. Para tanto, o trabalho deverá contemplar o tema "Alimentação", sendo inovador, tendo aplicabilidade prática e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, em conformidade com o edital e formulário disponíveis no site www.fundacaopetermuranyi.org.br.

De acordo com a presidente da Fundação, Zilda Vera Suelotto Murányi Kiss, os trabalhos no tema "Alimentação" permitem um amplo enquadramento, desde aqueles que buscam maior produtividade e qualidade nos alimentos até os que visam a sustentabilidade da cadeia produtiva. "Esperamos ter um número significativo de trabalhos indicados, que represente o esforço da ciência em buscar alternativas para aumentar e melhorar a disponibilidade de alimentos no mundo", afirma Zilda Vera. Em edições passadas foram premiados trabalhos que aumentaram a resistência do feijão a pragas e o desenvolvimento genético para ampliação de consumo direto da soja.

Avaliação - Como nos anos anteriores, os trabalhos indicados serão avaliados em etapas que envolvem uma Comissão Técnica e Científica e diversos profissionais "ad hoc"; por fim, os três trabalhos finalistas serão submetidos a um júri que escolherá o vencedor. O prêmio será entregue em cerimônia que ocorrerá em abril de 2012, em São Paulo. Os demais trabalhos finalistas receberão diploma de menção honrosa.

Sobre a Fundação Péter Murányi - A Fundação e o Prêmio Péter Murányi foram idealizados e concebidos pelo empresário e filantropo húngaro, naturalizado brasileiro, Péter Murányi, que deixou manifesto em seu testamento, o desejo de criar uma Fundação. Seu objetivo seria o de premiar pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destaquem por descobertas científicas que beneficiem o desenvolvimento e o bem-estar social das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte. 

Em 2002 foi realizada a primeira edição do prêmio, que passou a ser concedido anualmente e de modo alternado a pesquisadores atuantes em quatro áreas: alimentação, educação, saúde e desenvolvimento científico e tecnológico.

O Prêmio Péter Murányi tem o apoio oficial das duas principais entidades científicas do País: a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o que mostra a importância desta iniciativa para o reconhecimento do valor da ciência no contexto social e econômico.

Fonte: Ascom da SBPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.