quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cursos de licenciatura têm 30 mil vagas para professores da rede pública de educação básica


Objetivo é garantir aos professores a formação acadêmica exigida pela lei de diretrizes e bases da educação

Professores em exercício na rede pública de educação básica podem realizar pré-inscrições para cursos de licenciatura presenciais até 10 de setembro. Cerca de 30 mil vagas para cursos que terão início no primeiro semestre de 2012 serão oferecidas pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. 

O Parfor é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender as metas da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo principal é garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica exigida pela lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Para isso são ofertados diferentes cursos: de primeira licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; de segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial, e formação pedagógica, para professores em exercício na rede pública da educação graduados mas não licenciados.

Estados – Uma das novidades dessa rodada de pré-inscrições é a participação inédita do Distrito Federal (DF), que recentemente aderiu ao plano. O DF possui cerca de 800 professores que atuam nas escolas públicas, sem formação exigida por lei para lecionar.

Além do Distrito Federal, serão oferecidos cursos em 23 estados. Piauí e Sergipe foram o únicos estados a não disponibilizarem vagas nesta edição. 

Saiba mais - Para saber quais as instituições de ensino superior, cursos e número de vagas ofertados e realizar a pré-inscrição, os professores devem acessar a Plataforma Freire: http://freire.mec.gov.br.

As pré-inscrições deverão ser validadas pela secretaria de educação estadual ou municipal no período de 11 de setembro a 8 de outubro.

Informações: 0800 616161, opção 7 ou www.capes.gov.br/fale-conosco

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.