sábado, 3 de setembro de 2011

Frente parlamentar vai identificar problemas da mineração no País


Lançada na quarta-feira (31), a Frente Parlamentar da Mineração Brasileira tem como objetivo identificar as condições socioambientais e econômicas enfrentadas pela mineração no País.

Na solenidade de instalação da Frente, o coordenador do grupo, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), disse que o grupo se mobilizará para identificar valores de impostos e contribuições pagas por mineradoras, renúncias fiscais de estados e municípios, indícios de acesso a informações privilegiadas e de enriquecimento de proprietários de mineradoras; e denúncias de evasão de divisas e exportação irregular de minérios, principalmente ouro.

Segundo o deputado Giroto (PR-MS), vice-presidente da frente, há um estudo do governo federal para dobrar a alíquota dos royalties no setor de mineração (de 2% para 4%). Giroto também defendeu mudanças na legislação atual, que favorece os minérios exportados na forma bruta em detrimento dos bens de valor agregado. "Temos de discutir com a sociedade novos marcos regulatórios para o setor", afirmou.

Projetos - O representante do Ministério de Minas e Energia na solenidade, Claudio Sclair, citou três projetos de lei de interesse da frente que serão apresentados à Câmara: um sobre o marco regulatório do setor, outro criando a Agência Nacional de Mineração e uma terceira proposta reformulando a questão do pagamento de royalties.

A frente é composta por 220 deputados federais.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.