sexta-feira, 21 de maio de 2010

Anvisa dá dicas de saúde a torcedor que vai à África do Sul

Torcedores brasileiros que vão viajar para acompanhar os jogos da Copa do Mundo na África do Sul precisam tomar cuidados especiais com a saúde. Para entrar no país sede da competição, por exemplo, os viajantes serão obrigados a apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

De acordo com Karla Baeta, gerente de orientação ao viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo da África do Sul afirmou em comunicado oficial que aqueles que não tiverem o documento internacional de saúde pública serão impedidos de entrar no país. Para emissão do CIVP, o cartão nacional de vacinação deve estar devidamente preenchido e sem rasuras. É preciso ter tomado a vacina contra febre amarela há, no máximo 10 anos, ou pelo menos 10 dias antes da data da viagem.

O documento é emitido pela Anvisa, mas pode ser agilizado se os interessados fizerem pré-cadastro através do site da Anvisa, no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegário da Agência. O sistema apresenta ainda uma lista dos Centros de Orientação ao Viajante de todo Brasil, nos quais o certificado também pode ser emitido.

Segundo Karla, o sistema traz informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias que os viajantes precisam conhecer antes de deixarem o País. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os torcedores que vão à África do Sul também precisam estar atentos aos riscos de contágio por Influenza A H1N1, cólera, malária, sarampo e febre do Rift Valley.

Para se prevenir de doenças transmitidas por mosquitos, os viajantes devem usar repelentes nas partes mais expostas do corpo, além de procurar hotéis que possuam ar-condicionado e telas de proteção nas portas e janelas, que protejam contra insetos.

Não podem ser esquecidos cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão constantemente. Os viajantes devem evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, assim como a ingestão de água não tratada ou de procedência desconhecida.

Caso apresente febre ou outros sintomas quando voltar ao Brasil, os torcedores devem procurar serviço médico imediatamente, informando o roteiro de viagem aos profissionais de saúde.

Fonte: Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.