terça-feira, 18 de maio de 2010

A diplomacia venceu, diz Lula sobre acordo nuclear com o Irã



O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou na segunda-feira (17), em seu programa semanal Café com o Presidente, que o acordo fechado com o Irã sobre energia nuclear foi uma vitória da diplomacia. O presidente classificou a reunião em Teerã (Irã), concluída na madrugada desta segunda, como extremamente importante e destacou a atuação dos diplomatas brasileiros, iranianos e turcos, que trabalharam para acertar os detalhes da negociação em que o governo de Teerã concordou em realizar a troca de combustível nuclear na Turquia. “Há um milhão de razões para a gente ter argumento para construir a paz”, disse Lula.

“O Brasil teve um papel importante, sobretudo a afinidade existente entre o ministro Celso Amorim, o ministro da Turquia e o próprio ministro das Relações Exteriores do Irã. Eu acho que a diplomacia sai vencedora hoje. Eu acho que foi uma resposta de que é possível, com diálogo, a gente construir a paz, construir desenvolvimento”, acrescentou.

O programa também contou com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele explicou que a negociação levou muitos meses e começou desde o momento que o presidente Ahmadinejad foi ao Brasil e o presidente Lula, pela primeira vez, levantou a questão nuclear. “Nós havíamos percebido que, em função de uma proposta que havia sido feita pela Agência Atômica (Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA), que reconhecia o direito iraniano de enriquecer urânio, havia uma possibilidade de acordo. Mas, há muitos detalhes. Então, tivemos que trabalhar durante muito tempo e enfrentar o ceticismo de muitos países. Mas o que eu quero salientar é que essa declaração entre Turquia, Brasil e Irã contem todos os elementos  necessários para que haja o acordo de troca de urânio por elementos combustíveis”, disse.

O ministro ressaltou que o acordo não vai resolver todas as dúvidas que existem na questão nuclear. “Mas ele é o passaporte para que se possam haver discussões mais amplas que criem a confiança na comunidade internacional e, ao mesmo tempo, permita o Irã exercer o direito legítimo, a energia nuclear para fins pacíficos, inclusive com enriquecimento”, concluiu.

O presidente Lula gravou o programa direto da base aérea de Teerã, antes do embarque para Madri, na Espanha, onde participa da 6ª Cúpula América Latina e Caribe com a União Européia. Depois, segue para Lisboa, em Portugal na terça-feira, e retorna ao Brasil na quinta-feira.
Fonte:
Portal Brasil
Café com o Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.