domingo, 16 de maio de 2010

Segurança da Copa deve ter centro de comando único no DF



A criação de um comando unificado de policiamento para as 12 capitais brasileiras onde serão realizados os jogos é uma das propostas que resultou do Encontro Técnico de Segurança Pública para a Copa de 2014. O encontro terminou nesta sexta-feira (14), em Brasília (DF), e reuniu representantes de órgãos de segurança do governo federal, dos estados e dos municípios que sediarão o evento.

O evento, que durou cinco dias, foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e marcou o início das atividades do grupo que cuidará da segurança na competição esportiva.

Segundo o coordenador dos trabalhos, Henrique Borri, o modelo de comando unificado proposto mantém a autonomia das instituições policiais, mas atua no controle de incidentes de forma integrada.

“Respeita-se o pacto federativo e a autonomia institucional, mas permite-se a atuação da segurança por meio de ações integradas, racionalizando-se os meios e os recursos humanos e materiais”, disse Borri.

Capilaridade dos centros de comando

Pela proposta, o centro de comando e controle principal do policiamento unificado da Copa ficaria em Brasília, enquanto as capitais abrigariam os com centros de comando e controle regionais. 

Para que tudo isso saia do papel, segundo Henrique Borri, o próximo passo será a formalização de “Matrizes de Responsabilidade”, por meio de um documento que defina, na área da segurança, as responsabilidades de atuação e investimentos da União, estados e municípios. O documento será encaminhado ao setor jurídico do Ministério da Justiça para análise e providências necessárias.

“O que estamos buscando é a promoção de uma atuação operacional conjunta durante a Copa de 2014, permitindo que as instituições estejam juntas na produção de segurança da comunidade. Essa ação, hoje, está em nível estratégico, mas estamos propondo que se torne uma diretriz da Secretaria Nacional de Segurança Pública em nível operacional”, disse Borri.

De acordo com o coordenador do encontro, outro documento já criado, definindo atribuições gerais e específicas para cada órgão de segurança pública no processo de produção da segurança da Copa de 2014. “Assim, quatro anos antes do evento, nós já sabemos o que cada um desses atores fará no setor de segurança durante a Copa do Mundo”, afirmou.

Fonte:
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.