sexta-feira, 21 de maio de 2010

Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack

Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Augusto Botelho (PT-RR) registrou o anúncio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um conjunto de medidas destinadas a combater o aumento do uso do crack, droga derivada da cocaína que se tem alastrado de forma acelerada por todas as regiões do país.

Augusto Botelho, que é médico, disse que o consumo do crack já vem provocando efeitos que suplantam os malefícios causados em conjunto por substâncias solventes e drogas como a maconha e a cocaína.

Uma das medidas do governo, segundo Augusto Botelho, prevê a criação de centros de tratamento para viciados em regiões de grande consumo do crack, além de 11 postos especiais nos estados que fazem fronteiras com países da América do Sul, por onde ocorre o tráfico de drogas.

Augusto Botelho disse que todas as instituições da sociedade precisam unir forças com o governo e a mídia para ampliar a divulgação de informações sobre as consequências maléficas do uso do crack. Ele defendeu a realização de campanhas em escolas e a ampliação dos serviços de saúde mental na rede pública.

- Prepondera nos meios médicos a noção de que a dependência química se traduz em doença multifatorial. Isso é fundamental para compreender a necessidade de unir esforços para combater a epidemia - afirmou.

Augusto Botelho lembrou que o avanço do consumo do crack no Brasil foi debatido em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 11.

Na visão de especialistas, fatores como baixo custo e facilidade de acesso fazem com que ocrack afete mais diretamente populações vulneráveis, especialmente a de rua, incluindo crianças e adolescentes. Esses mesmos fatores permitiriam a interiorização do consumo da droga, que agora também aparece em cidades de menor porte.

Em aparte, manifestaram apoio a Augusto Botelho os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jorge Yanai (DEM-MT), para quem "há descaso no tratamento dos dependentes de crack no país".


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.