sexta-feira, 7 de maio de 2010

Governo vai liberar retomada do garimpo em Serra Pelada


O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assina nesta sexta-feira (7), em Curionópolis (PA), a concessão que permitirá a retomada do garimpo na mina de Serra Pelada, que nos anos 80 atraiu milhares de garimpeiros em uma “corrida ao ouro” que ficou conhecida mundialmente. Agora, a extração de minérios será mecanizada, e a expectativa é retirar cerca de 4 milhões de toneladas - de ouro, platina e paládio - nos próximos oito anos.

A mina de Serra Pelada foi desativada oficialmente em 1992, por um decreto do ex-presidente Fernando Collor, após produzir cerca de 42 toneladas de ouro. Apesar disso, poucos dos mais de 100 mil homens que trabalharam na região encontraram a prosperidade. A atividade deixou para trás um saldo de problemas ambientais e pobreza, cuja recuperação será o grande desafio desta nova etapa.

A expectativa é de que a reativação da mina, que será feita em forma de parceria entre empresas privadas e uma cooperativa de garimpeiros, gere 2 mil empregos diretos e indiretos na fase de implantação. A permissão para a exploração será dada para a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, uma associação entre a empresa canadense Colossus, que tem 75% da sociedade, e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), com 45 mil garimpeiros associados, que terá 25%. 

O garimpo será feito em uma mina subterrânea, que terá uma rampa de acesso de 1,6 mil metros de comprimento para permitir a entrada de equipamentos pesados como caminhões e brocas. Segundo o vice-presidente da Colossus, Heleno Costa, a segurança será prioridade no empreendimento. 

“É uma mina pequena em termos de comparação com padrões mundiais, mas (sua exploração) é sempre boa para o País e para a região, que terá novas oportunidades de emprego, de renda e, principalmente, para os garimpeiros, que esperam por isso há 23 anos”, avalia Costa. Ele lembra que as ações de mitigação propostas pelos licenciamentos ambientais também vão beneficiar a região.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.