sábado, 8 de maio de 2010

Lançado navio que marca renascimento da indústria naval brasileira


O primeiro navio do Promef, foi lançado ao mar nesta sexta-feira (7), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). O navio do tipo Suezmax tem 274 metros de comprimento, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo




O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), produzido para a Transpetro, foi lançado ao mar nesta sexta-feira (7), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). O navio do tipo Suezmax tem 274 metros de comprimento, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e foi batizado de João Cândido. Trata-se da primeira embarcação de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras nos últimos 13 anos. 
Após desaparecer dos radares durante os anos 80 e 90, a indústria naval brasileira possui hoje a quarta maior carteira de navios petroleiros do mundo. A partir do Promef, os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção, como o Atlântico Sul, surgiram no País. “Este é o renascimento da indústria naval brasileira. E é ao mesmo tempo o nascimento, em Pernambuco, da indústria naval nordestina”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

O EAS é o maior e mais moderno estaleiro do Brasil. Ele montará 22 navios do Promef, tendo assim a maior carteira do programa. São 10 navios do tipo Suezmax (160.000 toneladas de porte bruto (TPB), capazes de transportar 1 milhão de barris de petróleo), cinco Aframax (110.000 TPB), quatro aliviadores Suezmax DP (com posicionamento dinâmico) e três aliviadores Aframax DP.


Empregos - O Promef já gerou 15 mil empregos diretos. Segundo a Petrobras, este número pode chegar a 40 mil. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil. Destes, 46 já foram licitados e 38 contratados. Os três restantes estão em fase final de licitação. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).



Ficha técnica:



Comprimento: 274,2 m


Peso: 160 mil toneladas de porte bruto (tpb)


Capacidade de carga: 1 milhão de barris de petróleo


Preço: US$ 120 milhões


Perfil: Longo curso, voltado para a exportação 


Calado: 17 m, compatível com a passagem pelo canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho


Pontal: 23,2 m (do convés ao fundo)


Boca: 48 m


Velocidade: 14,8 nós


Conteúdo Nacional: 72,67% (7,67 pontos acima do mínimo fixado no Promef I)


Consumo de Aço: 21 mil toneladas


Assinatura do contrato: Janeiro de 2007


Eficácia do contrato: Agosto de 2007


Corte do Aço: Setembro de 2008


Batimento de quilha: Setembro de 2009


Lançamento: Maio de 2010


Entrega: Agosto de 2010






Fonte: SECOM

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