sábado, 8 de maio de 2010

Governo espera definir plano de contingência contra desastres ambientais ainda este ano


O governo espera definir até o final do ano um plano de contingência para grandes desastres ambientais do porte do vazamento de petróleo no golfo do México, na costa americana. Em gestação há dois anos, o planejamento para facilitar ações de combate está sendo finalizado, garantiu a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

O plano de contingência terá a participação de diferentes órgãos, como a Marinha, Receita Federal e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele permitiria, por exemplo, que equipamentos de emergência viessem do exterior sem restrições de entrada na alfândega brasileira. Outra facilidade que o plano vai permitir será a entrada, sem maiores restrições, de aviões de combate a vazamentos.

“Ainda não se consolidou um formato do plano de contingência. Depende ainda de ajustes e reuniões com a Marinha e governos estaduais. Mas o país tem planos de emergência para coibir os desastres na indústria do petróleo que evoluíram tremendamente, tanto que a Petrobras tem a maior estrutura individual do mundo de resposta a acidentes na área do petróleo”, declarou.

Em reunião com representantes de petrolíferas nesta sexta-feira (7), no Rio, a ministra anunciou a criação de cinco grupos de trabalho para identificar necessidades de aperfeiçoamento das regras para a prevenção e combate a acidentes ambientais no setor de petróleo. A ideia é que, a partir do surgimento das causas do vazamento nos EUA, sejam traçadas novas ações para se evitar outras tragédias ambientais.

“O grupo de trabalho vai avaliar e trazer quais são as medidas, em termos de novas tecnologias, que não estão no Brasil, e que precisarão de regulação”, afirmou, lembrando que não existe uma regulamentação para o uso de dispersantes químicos em grandes profundidades, por exemplo.

Fonte: Cirilo Junior/ Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.