quinta-feira, 6 de maio de 2010

Programa vai estimular produção sustentável do óleo de palma

O Programa de Produção Sustentável Palma de Óleo no Brasil, que visa garantir a sustentabilidade na produção do óleo de palma, está sendo lançado nesta quinta-feira (6), em Tomé-Açu, no Pará, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O óleo de palma é cada vez mais uma importante ‘commodity’ para países tropicais e o governo considera fundamental garantir a sua sustentabilidade, principalmente na região amazônica. 

Os investimentos vão se concentrar em áreas antropizadas (já ocupadas pelo homem ou áreas) da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima), do Nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) e Sudoeste (Rio de Janeiro e Espírito Santo). A ideia do programa é reunir um conjunto de ações para regulamentar a expansão do cultivo de palma no Brasil, evitando problemas como o desmatamento.

O programa terá diversas iniciativas para regulamentar a expansão do cultivo de palma em território brasileiro. O uso do óleo de palma se diversifica cada vez mais no mundo todo. É utilizado em grande escala pelas indústrias alimentares (tem um grande valor comercial por não possuir gordura trans), de limpeza e higiene (o Brasil é o segundo fabricante mundial de sabonete, feito com óleo de palma) e de oleoquímicos (como o biocombustível).

Nesta quarta-feira (5), os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deram detalhes sobre o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, em uma edição especial do Bom Dia, Ministro, transmitido em co-produção entre a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) e a EBC Serviços.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.