quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Banco do Brasil passa a oferecer financiamento a aluno do ensino superior


Mais de 2.100 estudantes de instituições particulares de ensino superior procuraram agências do Banco do Brasil, nas últimas 48 horas, para solicitar o Financiamento Estudantil (Fies). O banco começou a oferecer o financiamento em 30 de agosto.

Na avaliação do coordenador do Fies no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Valter Pacheco, a entrada do Banco do Brasil na oferta de financiamento representa uma alternativa aos alunos em todo o país.

Ele esclarece que os procedimentos, critérios, taxa de juros, prazos, exigência de fiador são os mesmos, tanto na Caixa Econômica Federal como no Banco do Brasil. "Não há diferença, os processos são idênticos", explica. A Caixa Econômica está no processo desde 1999, quando o Fies foi criado.

O coordenador também recomenda aos candidatos ao Fies que consultem a página eletrônica do fundo para conhecer detalhes e exigências e para tirar dúvidas. Todo processo começa com o cadastro do aluno no Sistema informatizado do Fies (SisFies).

Mudanças - Desde o começo deste ano, estudantes podem pedir financiamento a qualquer época do ano e etapa do curso. Até 2009, o Ministério da Educação definia períodos semestrais para pedidos de financiamento. Os juros são de 3,4% ao ano, o prazo para quitação do empréstimo é de três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de doze meses e é exigida a apresentação de fiador.

Dados da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC mostram que as mudanças já apresentam resultado positivo. Em dois meses e meio de funcionamento do sistema de fluxo contínuo, foram firmados 50.429 contratos, enquanto em 2009 foram feitos 32 mil.

Fonte: (Ionice Lorenzoni, da Assessoria de Comunicação do MEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.