segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BNDES propõe inovação voltada para sustentabilidade ambiental

Após participar da reunião, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, Coutinho afirmou que esse será um grande diferencial competitivo do produto brasileiro em relação à maioria dos países concorrentes.

"A inovação deveria ter um viés pró-exportação e valorizar um ingrediente brasileiro diferenciado, que é a sustentabilidade. O Brasil tem matriz energética limpa, novas formas de energia e capacidade de desenvolver produtos com certificação verde, ambiental", avaliou Coutinho. "Precisamos tirar proveito também de inovação com sustentabilidade ambiental e ter competência em comunicar isso para o mundo", completou.

Durante a reunião da MEI, movimento lançado em 2009 pela CNI, foi lançado o Comitê de Articulação para a Promoção de Centros de Pesquisa e Projetos Estratégicos de Inovação, ou Comitê Pró-Inovação. Proposto por empresários participantes da MEI, o comitê foi instituído por portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 8.

O comitê, também chamado de Sala de Inovação, reúne diversos órgãos do governo federal cuja ação está relacionada com o apoio à inovação para articular políticas. "A Sala de Inovação vai facilitar o andamento dos projetos, que às vezes se perdem na burocracia, indo e vindo em ministérios. É uma solução prática", definiu o presidente eleito da CNI, Robson Braga de Andrade.

Segundo a portaria publicada nesta segunda-feira, o Comitê Pró-Inovação será integrado pelos titulares dos seguintes órgãos: Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que o presidirá; Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT; Secretaria de Inovação do Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo do novo comitê é promover projetos de inovação nas empresas, sobretudo de instalação e expansão de centros de pesquisa e desenvolvimento; fomentar a articulação de políticas públicas; e sugerir aperfeiçoamentos de instrumentos e atos normativos.

Leia a íntegra a portaria em:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=08/11/2010&jornal=1&pagina=11&totalArquivos=152


Fonte: Agência CNI de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.