quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário internacional promove troca de experiências sobre comunicações eletrônicas


O Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias começou na terça-feira (9). O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre países sobre os impactos das mudanças tecnológicas, desafios e oportunidades e conhecer os avanços e limitações de seus processos regulatórios. A intenção é fornecer subsídios para legisladores, reguladores, formuladores de políticas públicas e segmentos empresariais e da sociedade civil que lidam com as essas questões. O seminário é promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“O processo de digitalização, a internet, o processo de convergência de mídias, tudo isso oferece extraordinárias possibilidades, seja do ponto de vista da difusão da informação, seja do ponto de vista da produção e difusão cultural, seja do ponto de vista da democratização de oportunidades e do exercício da cidadania”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, na abertura do seminário.

O primeiro palestrante, o diretor adjunto da Política do Audiovisual da Comunidade Européia, o austríaco Harald E. Trettenbrein, destacou a experiência da regulação na União Européia. Após, o diretor da Divisão de Desenvolvimento da Comunicação da Unesco, Wijayananda Jayaweera, ministrou palestra sobre Indicadores de desenvolvimento da mídia da Unesco.

A palestra do consultor internacional da Unesco, Toby Mendel, foi sobre o ambiente regulatório para a radiodifusão. O chefe da Divisão de Informação, Comunicação e Política do Consumidor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Dimitri Ypsilanti, ressaltou a regulação para a nova geração de redes de comunicação nos países membros da OCDE.

O primeiro dia do seminário ainda contou com as palestras do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), José Amado da Silva, sobre a experiência portuguesa nos desafios da convergência à regulação; o presidente da Entidade Reguladora para Comunicação Social (ERC), José Alberto Azeredo Lopes, sobre a regulação de mídia em Portugal e Conselheiro da Comissão de Mercado das Telecomunicações (CMT), Ángel Garcia Castillejos sobre a regulação das comunicações na Espanha.

O seminário continua até esta quarta-feira (10/11). Confira a programação:www.convergenciademidias.gov.br

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.