terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisador da USP recebe Prêmio Péter Murányi 2011

Ganhadores do prêmio têm espaço na programação científica nas reuniões anuais da SBPC para apresentar suas pesquisas. O médico e pesquisador Marcelo Britto Passos Amato, do Laboratório de Pneumologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é o ganhador do Prêmio Péter Murányi 2011 - Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2011.

Amato foi escolhido pelo trabalho Estratégias inovadoras para redução da morbi/mortalidade em UTI e ventilação artificial: criação e desenvolvimento da tomografia por impedância elétrica. A honraria foi entregue pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, no dia 14.

O médico desenvolveu um tomógrafo que faz 50 imagens por segundo dos pulmões de pacientes submetidos à respiração artificial. Para isso, usa uma propriedade dos tecidos humanos, a impedância - a resistência que eles têm à passagem de corrente elétrica.

É como um raio X que, ao cruzar um corpo humano, encontra mais resistência nos ossos, o que gera a imagem deles. No Tomógrafo por Impedância Elétrica (TIE), em vez de ondas eletromagnéticas (como os raios X) é usada uma corrente elétrica para atravessar os tecidos, nesse caso, os pulmões.

O prêmio recebido por Amato foi o décimo concedido pela Fundação Péter Murányi desde 2002. São premiadas pessoas físicas ou jurídicas que se destacam em descobertas ou trabalhos científicos que beneficiem o desenvolvimento e o bem-estar social.

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.