quarta-feira, 20 de maio de 2009

Audiência aborda diretrizes curriculares de Jornalismo. FENAJ apresentará propostas

Nesta segunda-feira (18/05), realizou-se na sede da OAB/SP a terceira audiência pública programada pela Comissão de Especialistas do Ministério da Educação (MEC) sobre as diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. Nela movimentos sociais expressaram sua visão de como deve ser a formação dos jornalistas. A FENAJ entregará à Comissão documento com propostas sobre o tema e reivindicará novo espaço de debate antes da entrega do relatório ao MEC. A exigência do diploma foi debatida em audiência na ALERJ.

Participaram da audiência em São Paulo com os especialistas do MEC representantes de entidades como a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), Agência Nacional sobre os Direitos da Infância (ANDI), Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista (APIJOR), Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Uma das propostas para inclusão nas diretrizes curriculares foi apresentada pela APIJOR, que considera fundamental esclarecer os futuros jornalistas sobre o direito autoral. Representantes da OAB-SP defenderam que outras categorias possam fazer uma especialização de dois anos em Jornalismo. Outros interlocutores se posicionaram contrários. A Comissão de Especialistas pretende finalizar em julho o relatório a ser encaminhado à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

No documento que a FENAJ apresentará com propostas de diretrizes foram incorporadas contribuições de diversos debates entre os Sindicatos de Jornalistas e os profissionais. Dentre elas constam a formação dos jornalistas voltada para a valorização da rede pública de comunicação,, a inclusão de conteúdos relativos à América Latina, políticas afirmativas de gênero e raça, entre outras.

A FENAJ reivindicará à Comissão de Especialistas do MEC um novo momento de debate. A Federação defende que o relatório da Comissão seja socializado com as entidades do campo do Jornalismo antes de sua entrega ao Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.