quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mais Cultura beneficia jovens no semiárido brasileiro

O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,5 milhões no semiárido brasileiro. A ação de Microprojetos Mais Cultura beneficiará especialmente jovens entre 17 e 29 anos que desenvolvem projetos culturais nas mais diversas linguagens.

O projeto será desenvolvido em parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste (BNB) e as secretarias de Cultura dos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

A partir do lançamento do Micropojetos Mais Cultura nesta quinta-feira (21), em Recife, durante o Seminário Editais de Cultura, o MinC vai publicar, em 30 dias e em parceria com os 11 governos estaduais, os editais de seleção de projetos. Serão selecionadas cerca de 1,2 mil iniciativas. Cada uma será premiada com até 30 salários míninos.

Diversidade cultural - O objetivo da ação é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os prêmios serão concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de julho. Os candidatos pessoa física deverão residir nos municípios onde pretendem realizar seus projetos. No caso de pessoa jurídica, deverão comprovar a realização de atividades socioculturais e ter sua sede no município onde desenvolvem ou pretendem realizar seus projetos.

Seleção - Participam da seleção dos microprojetos, além de representantes da sociedade civil, os Conselhos de Cultura e da Infância e Juventude dos municípios que possuem esses órgãos. Os projetos selecionados serão encaminhados para a seleção estadual, cujas comissões serão compostas por representantes das Secretarias de Cultura / Fundações estaduais, Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Os projetos selecionados serão publicados no Diário Oficial da União e dos 11 estados envolvidos, bem como nos sites do MinC (www.cultura.gov.br), da Funarte (www.funarte.gov.br), do BNB (www.bnb.gov.br), do INEC (www.inec.org.br) e do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.