sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sugestão sobre livro didático pode ser enviada ao MEC

Já está disponível para consulta pública na internet (http://portal.mec.gov.br) a minuta do decreto que dispõe sobre os programas de material didático executados pelo Ministério da Educação (MEC). Até 25 de junho, qualquer pessoa pode enviar sugestões sobre os programas do livro didático para o endereço eletrônico programasdolivro@mec.gov.br. As idéias vão servir para o aperfeiçoamento do decreto.

Os programas do MEC que tratam do material didático atendem gratuitamente, de maneira universal, regular e eficaz, todas as escolas das redes federal, estadual e municipal com livros e obras didáticas voltadas para o ensino infantil, fundamental e médio, além da educação de jovens e adultos. Apesar da tradição e da dimensão que têm os programas, eles estão regulamentados apenas em normas internas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Decreto Presidencial que vai institucionalizar os programas de material didático tem como objetivo consolidar as conquistas já alcançadas no setor; esclarecer os interessados - sistemas de ensino, editoras, autores - sobre os requisitos, condições de participação e procedimentos dos programas; orientar estados e municípios interessados em desenvolver seus próprios programas de distribuição de livros; e oferecer à sociedade publicidade e transparência em relação aos princípios, diretrizes e objetivos dos programas.

Evolução - Desde 1929, quando foi criado, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares. Também passou a fornecer outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis.

Além do PNLD, o Ministério da Educação criou, em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para distribuição de obras de literatura, de pesquisa e de referência, a fim de promover o acesso à cultura e à informação e o incentivo à leitura de alunos, professores e da população em geral. O Ministério da Educação executa, ainda, programas suplementares de material didático, destinados a níveis e modalidades da educação básica, da alfabetização e educação de jovens e adultos, com ciclos ou edições independentes.

2 comentários:

  1. Sou professora há 20 anos e escolas públicas de Belo Horizonte. Considero que o envio do livro didático pelo MEC foi muito bom. Mas, existe um problema muito grande com relação aos livros didáticos para o Ensino Fundamental, principalmente nas séries iniciais 1º ao 5º ano de escolaridade. É que eles não são descartáveis e somente os do 1º e 2º ano que o aluno pode fazer as atividades no próprio livro.Porém, os exercícios são muitos a maioria dos alunos de escolas públicas não tem orientação em casa dos pais, conscentra-se tudo dentro da escola o tempo não é suficiente para que o aluno possa transcrever tudo para o caderno. Existem outras atividades para serem realizadas nas escolas.Alunos das escolas particularestem o privilegio de poderem fazer as atividades no proprio livro. Gostaria que essa sugestão fosse pensada com carinho por parte do MEC ou seja dos responsaveis pela coordenação do livro didático.Tenho certeza que todos os professores das redes públicas municipaise estaduais agradeceriam e muito ao MEC pela decisão.
    Abraços,

    Rosana Francisco Carneiro- Professora e Pedagoga
    Belo Horizonte - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  2. Rosana Francisco Carneiro- Professora e Pedagoga na rede pública na cidade de Belo Horizonte.

    Minha sugestão : Todos os livros didáticos de todas as disciplinas deveriam ser descartáveis, para que o aluno possa fazer as atividades no próprio livro como acontece na rede particular.Principalmente para os alunos das séries iniciais do 1º ao 5º Ano de escolaridades ( faixa etária de 06 a 10 anos). Até hoje apenas os livros didáticos do 1º e 2º ano são descartáveis. Sou professora há 20 anos na rede pública e considero de suma importancia que todos os livros das series iniciais possam ser descartáveis. Pois, a maioria da população é carente de orientação em casa, sendo assim o trabalho nas escolas para os professores se torna infinito. Quero o melhor para meus alunos, afinal se estou nesta profissão há 20 anos é porque tenho esperança sempre de dias melhores.

    Abraços

    ResponderExcluir

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.