terça-feira, 11 de agosto de 2009

10 anos sem Plínio Marcos

Em novembro de 2009, completam-se 10 anos sem Plínio Marcos e 50 anos da primeira montagem de “Barrela”, que teve uma única apresentação em Santos no dia 1º de novembro de 1959, depois disso permaneceu por 21 anos censurada. Para relembrar Plínio e suas histórias pela quebradas do mundaréu, estamos organizando leituras mensais de seus textos, iniciando em agosto com “Dois Perdidos numa noite suja”. Ao final deste release imagem da 1ª versão para o cinema.

O texto é inspirado no conto O terror de Roma do escritor italiano Alberto Moravia. Dois personagens - Paco e Tonho - dividem um quarto numa hospedaria barata e durante o dia trabalham de carregadores no mercado. Todas as cenas se passam no quarto durante as noites. As personagens discutem sobre suas vidas, trabalho e perspectivas, mantendo uma relação conflituosa. O tema da marginalidade permeia todo o texto. Tonho se lamenta constantemente por não possuir um par de sapatos decente, fato ao qual atribui sua condição de pobreza. Ele inveja Paco que possui um bom par de sapatos e este, por sua vez, vive a provocar Tonho chamando-o de homossexual ao mesmo tempo em que o considera como um parceiro. Paco, que já havia trabalhado como flautista, certa noite teve sua flauta roubada quando estava muito embriagado, entorpecido. No final, na tentativa de melhorar suas vidas, ambos são compelidos à realização de um ato que modificará radicalmente suas vidas. (www.pliniomarcos.com)

Escrita no ano de 1966, “Dois Perdidos numa noite suja” foi apresentada pela primeira vez no Bar Ponto de Encontro, que ficava no subsolo da Galeria Metrópole no centro de São Paulo. Esta primeira apresentação teve uma pequena platéia, entre eles Roberto Freire, Walderez de Barros e Alberto D’Aversa. A peça já foi adaptada para o cinema duas vezes, sendo a primeira no ano de 1970, sob a direção de Braz Chediak e a mais recente no ano de 2002, sob a direção de José Joffily. É uma das peças mais famosas de Plínio Marcos, tendo sido montada inúmeras vezes tanto no Brasil como em outros países.

Texto: Plínio Marcos / Direção: Cristina Barbanti / Elenco: Beto Carioca e Evandro Lima

Produção: Edson Lima / O Autor na Praça - 3739 0208 / 9586 5577 -edsonlima@oautornapraca.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.