quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Municípios do Semiárido receberão recursos para feiras populares

A população do Semiárido brasileiro vai ganhar mais um reforço na área de segurança alimentar e nutricional. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai liberar R$ 3,6 milhões para a implantação de feiras populares. O resultado do edital para a seleção de municípios já foi divulgado pelo MDS. A lista com os 41 municípios selecionados está disponível no endereço eletrônico www.mds.gov.br/editais/san2009.

As feiras têm o objetivo de comercializar a produção dos pequenos agricultores familiares, beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e do Bolsa Família, membros de associações e cooperativas. O programa estimula o aumento da oferta de alimentos saudáveis, e contribui para a estruturação de uma política de abastecimento local orientada pelos princípios da economia solidária e do comércio justo.

Os recursos liberados pelo MDS podem ser utilizados na aquisição de material de consumo, contratação de serviços de terceiros e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. O Ministério já apoiou a implantação de 124 feiras em 124 Municípios de oito Estados do Semiárido.

Feiras - As feiras populares fazem parte do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, ação que permite a produção de alimentos, de forma comunitária, em espaços ociosos nas cidades e proximidades. Com a mobilização comunitária são implementadas hortas, lavouras, viveiros, pomares, canteiros de ervas medicinais, criação de pequenos animais, unidades de processamento/beneficiamento agroalimentar e feiras.

Editais – Neste ano, por meio de editais públicos, termos de cooperação ou convênios, o MDS investirá cerca de R$ 704 milhões em projetos de segurança alimentar e nutricional. Os recursos serão repassados municípios e estados para atender produtores de alimentos, agricultores familiares e consumidores da cidade e do campo, em especial famílias beneficiárias das políticas de desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.