quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Padarias de Mossoró podem estar usando aditivo cancerígeno

O bromato de potássio é um aditivo usado em alguns países, que tem como única função a de melhorador de farinha. No Brasil, sua utilização é proibida desde 1970 pela Resolução nº 15/70, da Comissão de Normas e Padrões de Alimentos (CNNPA), do Ministério da Saúde. Em 2001, foi sancionada a Lei nº 10.273 que proíbe o emprego do bromato de potássio em qualquer quantidade nas farinhas, no preparo de massas e nos produtos de panificação. Existe suspeita de seu uso de forma irregular em Mossoró.


Apesar de ser um produto cancerígeno do tipo que vai se acumulando no organismo até provocar o surgimento do tumor, continua a ser utilizado de forma irregular nas padarias para provocar o crescimento do pão, especialmente o francês. Recentemente a Polícia Federal apreendeu 100 quilos do produto em uma pequena indústria de Natal, que manipulava o bromato para comercialização com a indústria da panificação da capital do Estado.


Em Mossoró, existe uma forte suspeita de que o produto também está sendo utilizado, tendo em vista as características do pão que fabricado com o uso da substância cresce além da conta dando a impressão de uma maior quantidade do produto quando ensacado, permanece crocante até no dia seguinte e tem a casca quebradiça ao ser pressionado. O bromato, que em sua forma industrializada, é comumente transformado em pó, também pode ser comercializado no óleo, chamado de emulsificante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.