sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Professores podem incentivar a pesquisa com o Prêmio Jovem Cientista

Levar a pesquisa e a ciência até os bancos escolares. É o objetivo do Prêmio Jovem Cientista (PJC). Para isso a equipe visita escolas de Ensino Médio do País incentivando a participação de professores e diretores. Nesta quarta-feira (24), as principais instituições de Brasília, apontadas pelo ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), receberam a visita do grupo. Com inscrições abertas até 30 de junho, o XXIV PJC tem como tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro. 

Nesta edição, serão distribuídos R 145 mil entre cinco categorias, incluindo R 20 mil para o vencedor da categoria Graduado, R 10 mil para o ganhador da categoria Estudante do Ensino Superior, e R 30 mil para a instituição de ensino que tiver o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos, recurso que deverá ser aplicado no melhoramento de sua infra-estrutura (biblioteca e laboratórios), dos equipamentos e na área pedagógica. 

O kit pedagógico é composto por roteiros interdisciplinares, sugestões de exercícios e propostas de abordagens do tema deste ano, Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro. O material está disponível para download (www.jovemcientista.cnpq.br) e os kits impressos podem ser solicitados gratuitamente pelos professores. 

A ideia é oferecer subsídios que ajudem a provocar o debate sobre o tema dentro da sala de aula em diferentes disciplinas, atividade que pode despertar nos jovens o interesse pelo Prêmio. Gerente de Meio Ambiente do PJC, Andrea Margit lembra que a participação do estudante do Ensino Médio é simples: basta elaborar uma redação sobre algum dos temas propostos, desenvolvida com ajuda do professor. 

No kit encontrado na internet, são propostas diferentes abordagens ao tema desta edição do Prêmio, entre elas, o potencial do Brasil no que diz respeito ao uso da energia eólica e ao uso da energia solar, a utilização das hidrelétricas e o consumo energético do País. São apresentadas reflexões de como o próprio estudante pode efetuar mudanças em seu cotidiano de forma a contribuir para a redução do consumo enérgico. 

Prêmio - O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 e é reconhecido como o maior na América Latina. Tem por objetivo incentivar os jovens pesquisadores a buscarem soluções simples a problemas do dia-a-dia.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.