sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ceará ganha primeira Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce




O estado do Ceará recebe, nesta sexta-feira (11/12), a primeira Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce no Assentamento Mundo Novo, município de Russas. Localizada a 130 km de Fortaleza, a comunidade é constituída de 74 famílias, o que totaliza 370 habitantes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Campina Grande e órgãos estaduais e municipais.



O Programa Água Doce tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Para isso promove a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização da água. No processo, a água salobra subterrânea é captada e dela são extraídos os sais solúveis, tornando-a, assim, adequada para o consumo humano. 


O rejeito gerado pelo sistema de dessalinização é armazenado em tanques e utilizado na criação de peixes, além disso, a água salgada também é usada para irrigar plantas, que por sua vez são utilizadas como fonte de alimento de caprinos e ovinos. A coordenação nacional do programa é feita pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.


A Unidade Demonstrativa foi desenvolvida pela Embrapa Semiárido, nela são realizadas visitas, exposições, aulas e demonstrações do processo produtivo. O desenvolvimento do Programa Água Doce no Ceará é fruto de um acordo de gestão partilhado pelo governo federal que fornece suporte técnico, o governo estadual que monitora a qualidade da água e a comunidade que opera e mantém o sistema de dessalinização e a produção dos peixes e da erva sal que alimenta os caprinos. A instalação da Unidade durou pouco mais de um ano e contou com uma intensa mobilização social por meio da capacitação de cerca de 50 pessoas da comunidade.


Na inauguração, o coordenador nacional do programa, Renato Ferreira, se reunirá com o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Cesar Augusto Pinheiro e o Superintendente de Obras Hidráulicas, Leão Humberto Montezuma, para tratar da ampliação do programa no estado e implementação do Plano Estadual.
_________________________________________


Nota do blog - Apesar do texto falar em primeira unidade demonstrativa do programa que proporciona água doce para pequenas comunidades, em Mossoró existe um programa semelhante há mais de 10 anos, com dessalinizadores nas comunidades rurais mais distantes que não recebiam a água encanada da zona urbana. O programa é municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.