quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Oratório de Santa Luzia será encenado até 13 de dezembro


A versão 2009 do Oratório de Santa Luzia, estreou nesta semana, dia 07 de dezembro, enchendo de luz e brilho a programação social da Festa de Santa Luzia. Com uma linguagem popular, o espetáculo, dirigido por José Alberto Simonetti e Acácio de Montes, cumpre outro papel - o de evangelizar e catequizar.

O elenco é composto por 80 jovens da Paróquia de Santa Luzia, ligados aos movimentos pastorais. De acordo com Acácio, poucas alterações foram realizadas no texto e tiveram a intenção de contextualizar o espetáculo com o tema da festa da Padroeira, “Santa Luzia, catequista do amor e da luz”.

“Modificamos poucas coisas na fala de Luzia. Além disso, reservamos uma surpresa para o final do espetáculo”, afirma Acácio. A parte cenográfica do Oratório também conta com novidades, uma delas é a utilização de máscaras – fruto de uma oficina realizada pelo artista plástico cearense Adalberto da Costa.

Sobre o sentido evangelizador, Acácio ressalta que é um privilégio levar aos palcos a história de Santa Luzia. “Sinto-me lisonjeado. Contamos no espetáculo a história de Santa Luzia, do seu nascimento ao martírio e as pessoas compreendem bem a história”, afirma Acácio destacando a atriz Luzia Paiva, que interpreta Luzia Santificada, além de Robson Medeiros, como Jesus Cristo, e Rodrigo Medeiros, como o Arcanjo Gabriel.

O Oratório de Santa Luzia, que tem duração aproximada de uma hora, será encenado até o dia 13 de dezembro, sempre após a novena. A música conta com arranjos de Gideão Lima, coreografia de Ane Katarine e direção de arte de Angelim e Adalberto da Costa. O espetáculo é patrocinado pela Cosern e Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

HISTÓRICO –A partir da década de 60, quando as festas de Santa Luzia começaram a tomar um novo rumo novo, e com o advento da Rádio Rural, o teatro passou a se constituir num elemento de peso nos festejos da padroeira. Inicialmente, em forma de simples drama, a vida de Santa Luzia era apresentada pelos bairros da cidade e até em cidades vizinhas, depois passou para o palanque da festa e em 2000 foi criado o Oratório com o nome de Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.