terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jato Phenom 300 da Embraer recebe certificado da Anac



A aeronave Embraer EMB-505 recebeu, na última quinta-feira (3), o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Comercialmente conhecida pelo nome de Phenom 300, a aeronave, a partir da certificação, tem a autorização da Anac para iniciar as operações no Brasil. O documento garante, também, que o modelo EMB-505 seja validado por autoridades aeronáuticas estrangeiras. 

O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) e, após concluído, comprova que a Anac verificou as condições da aeronave para operar com segurança. Para conceder o CHT, a Agência avaliou cerca de 700 documentos técnicos (relatórios de engenharia e manuais) e realizou inspeções e acompanhamento de ensaios – testes em que o jato é utilizado em diversas condições de operação. Engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte trabalharam por mais de três anos para que a aeronave cumprisse os requisitos exigidos pelas normas brasileiras. 

Durante a certificação são realizadas reuniões técnicas com autoridades estrangeiras e, nas próximas semanas, o órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos – a Federal Aviation Administration (FAA) – deverá concluir a etapa de validação do certificado para os Estados Unidos, baseado no CHT concedido no Brasil. Com a certificação desse modelo pelas autoridades da aviação civil estrangeira, o fabricante poderá exportar e operar o EMB-505 - Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa. Outro jato executivo da Embraer, o EMB- 500 – Phenom 100, já possui CHT, emitido pela Anac em dezembro de 2008. A entrega do certificado aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.