quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Santa Luzia: o último a sair apague a luz!



É uma constatação lamentável, mas a Festa de Santa Luzia, que já foi considerada uma das maiores festas religiosas do Nordeste, está definhando a cada dia. Já vivenciei, no passado não muito distante, movimentações que começavam nos arredores do Museu Municipal e hoje, o espaço ocupado pelas comemorações pelo transcurso da data de nossa padroeira, se restringe simplesmente aos arredores da Praça Vigário Antonio Joaquim.

Não estou aqui querendo fazer um diagnóstico e apontar causas e culpados, mas a constatação é um duro golpe para àqueles que pregam o turismo de eventos na cidade de Mossoró. O rótulo de “cidade que já teve” imputado no passado à cidade de Mossoró ainda está em vigor: Mossoró já teve aeroporto em pleno funcionamento e com várias empresas aéreas atuando, várias salas de cinema e dentro em breve poderemos dizer também que não temos mais a Festa de Santa Luzia?

Estou aqui alertando para um fato perfeitamente constatável e que deveria estar preocupando não apenas as autoridades religiosas, mas as autoridades políticas, empresariais e especialmente aquelas que deveriam estar estimulando o comércio na cidade. Olhar para uma festa que no passado se estendia a cerca de meio quilometro de rua e hoje se restringe a apenas uma praça, é de dar desânimo.

Existem exemplos de estímulo que deveriam ser copiados e não estão muito longe, como a Festa de Santana, em Caicó, que cresce mais a cada dia, demonstrando uma regularidade, fruto de ações de governo, iniciativa privada e autoridades religiosas. Isso aqui não é uma defesa da religião católica e sim aos resultados econômicos propiciados pelo evento em si, para pequenos comerciantes, incentivo a maior circulação da moeda e principalmente pela criação de empregos, mesmo que temporários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.