quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O olhar de Ricardo Chrisóstomo


O livro “Olhares do Mundo” é uma mostra da coletânea de fotografias registradas em vários lugares do Brasil, América do Sul, América do Norte, Europa, Norte da África, Oriente Médio e Ásia, durante os últimos 20 anos, pelo fotógrafo Ricardo Chrisóstomo.

Neste álbum o fotógrafo revela 250 imagens, entre elas, seis das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Além de compartilhar belas paisagens de mais de 30 países, esse livro retrata as experiências de viagens e os conhecimentos acumulados sobre as diversas culturas dos vários povos que habitam o planeta Terra. 
E expõe as particularidades de tais culturas, enfatizando suas cores características, desde os verdes mares do litoral cearense, a brancura dos bancos de areia das praias potiguares, o colorido das vestimentas incas nos altiplanos andinos, os reflexos das geleiras da patagônia, o azul translúcido das águas caribenhas, a tonalidade gris dos monumentos medievais do velho mundo, o amarelo escaldante do deserto de Saara, as mantas vermelhas dos monges tibetanos, a fumaça turva dos incensários budistas, o colorido dos mercados flutuantes da Tailândia, dentre outras tantas belezas da humanidade.
   O objetivo do livro “Olhares do Mundo” não se limita apenas a compartilhar e divulgar essas belas imagens fotográficas, mas, principalmente, sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação das diversas culturas existentes no mundo inteiro, onde estiverem, perto ou distantes de nós.
Na próxima quinta-feira, dia 10, a obra será lançada na Livraria Siciliano, do Mossoró West Shopping, às 19h.

Sobre o autor
Ricardo Chrisóstomo é cearense, radicado no Rio Grande do Norte há 25 anos. Graduado em Engenharia Mecânica e, pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão Ambiental, respectivamente, pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalha no desenvolvimento dos campos de petróleo da bacia potiguar, desde o início da década dos anos 1980.
Aderiu à arte da fotografia ainda na fase adolescente, registrando os contrastes do litoral e sertão nordestino, utilizando uma câmera fotográfica mono reflex, com revelação em filme preto e branco.   De lá para cá, não parou.  Sempre com uma máquina fotográfica na mão, registrou as belezas de vários lugares e regiões do Brasil e do mundo, revestindo com a sua personalidade, gente, terras, mares, geleiras, e desertos.

   Autodidata, aprimorou sua habilidade na arte da fotografia através do domínio dos ajustes manuais de suas câmeras fotográficas e, da observação de várias fotos premiadas em livros e revistas especializadas.  No último mês de julho, o autor teve um projeto aprovado pelo Núcleo de Artes Visuais da Capitania das Artes da Prefeitura de Natal, a Exposição Fotográfica Cores do Mundo, a qual ficou aberta ao público, durante 30 dias, na galeria Newton Navarro, onde recebeu mais de 500 visitantes. Em setembro passado, essa exposição também esteve aberta ao público no Teatro Porto de Ama, recebendo a visitação de vários estudantes do ensino médio e superior da rede pública e privada, do município de Macau.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.