segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa nesta segunda (22) vacinação de gestantes e crianças contra Gripe A



A segunda etapa de vacinação contra gripe pandêmica (H1N1), também chamada de Gripe A, começa nesta segunda-feira (22), informa o Ministério da Saúde. Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina. O público-alvo esperado é de cerca de 20,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% delas. Os estados, em parceria com os municípios, são responsáveis por divulgar os locais e os horários de vacinação. Em todo o País, são mais de 36 mil salas de imunização. 

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. 

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente. 

Com relação aos doentes crônicos, segundo o Ministério da Saúde, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para Aids e câncer ou os chamados grandes obesos.

Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. “Optamos por não burocratizar o processo de vacinação. Confiamos no bom senso dos cidadãos. Aquele que se vacinar e estiver fora do grupo de risco deve saber que está tirando uma dose de alguém que realmente precisa”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna. Na dúvida, as pessoas devem procurar o médico mais próximo ou de sua confiança para receber orientações. 

A população com mais de 60 anos terá uma etapa de vacinação exclusiva, entre 24 de abril e 7 de maio. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez. 

Todos os interessados em receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde , no hotsite especial do governo federal e em sites comerciais onde a campanha publicitária será veiculada. Todas as peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudio para rádio, estão disponíveis no hotsite e no portal do ministério.
 
Fonte: 
Ministério Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.