segunda-feira, 22 de março de 2010

Instituto prevê redução de El Niño e estabilidade de chuvas na América do Sul


Quito, 19 mar (EFE).- O Centro Internacional para a Pesquisa do Fenômeno El Niño (Ciifen, na sigla em espanhol) anunciou hoje uma redução em março do fenômeno climático El Niño e previu uma eventual estabilidade das chuvas na América do Sul.

O Ciifen, que tinha informado sobre a presença moderada de El Niño, destacou em seu relatório de março, divulgado hoje, que esse fenômeno "ainda se mantém acima dos níveis normais para a época", em referência à temperatura do Oceano Pacífico na zona equatorial.

No entanto, "há indícios, tanto no oceano como na atmosfera, que indicam que essas condições, próprias de um El Niño moderado, estão em processo de queda", detalha o estudo do instituto, sediado na cidade equatoriana de Guayaquil.

O tempo na região, que foi influenciado por alterações no Atlântico Sul, "tende a se normalizar" e a previsão de chuvas para os próximos meses se apresentaria com "condições próximas ao normal para a época em toda a região".

"Estima-se que, em geral, se observem os padrões próprios" do tempo em toda a região, acrescenta o relatório. O documento também inclui uma análise estatística de 221 estações dos serviços meteorológicos da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e de entidades especializadas internacionais.

Segundo esses relatórios, o Ciifen prevê chuvas abaixo dos índices normais na região andina, do Pacífico e do Caribe colombianos, assim como na Amazônia do Equador e na região central do Chile.

No resto da região, há maiores probabilidades de chuva, próximas "à média para a época", acrescenta o relatório. Além disso, há também a possibilidade de temperaturas máximas acima do normal no Equador, Colômbia, Venezuela e na região central do Chile.

Além disso, "estimam-se maiores probabilidades de temperaturas mínimas, abaixo do normal", na região do delta da Venezuela e nas planícies da Bolívia.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.