terça-feira, 23 de março de 2010

Tupi ultrapassa 4 milhões de barris em 1 ano



A produção no campo de Tupi, na área do pré-sal da Bacia de Santos, já atingiu 4,088 milhões de barris de petróleo. A marca foi alcançada antes mesmo de o campo, que ainda está em fase de teste, completar um ano de atividade, no próximo dia 1º de maio. 


Segundo a Petrobras, desde junho do ano passado o óleo extraído em Tupi vem sendo bombeado para o Terminal de São Sebastião e para a Refinaria de Capuava, ambos em São Paulo, onde foi refinado e se transformou em 4 milhões de barris de derivados, como gasolina, óleo diesel, querosene de aviação e nafta. 

A expectativa da Petrobras é de que ainda neste ano seja ativado o Sistema Piloto de Tupi, elevando a produção para cerca de 100 mil barris/dia. Para viabilizar essa produção, a estatal contratou um navio-plataforma da empresa Modec, que será convertido no Estaleiro Cosco, na China e levará o nome de FPSO Cidade de Angra dos Reis. 

As embarcações estão programadas para chegar ao Brasil no quarto trimestre deste ano e serão instaladas em águas onde a profundidade é de 2.150 metros. A empresa trabalha com a meta de iniciar o teste piloto em dezembro de 2010.

O cronograma da Petrobras para a área do pré-sal prevê que, ainda em 2012, deverá entrar em operação o segundo projeto piloto de produção no pré-sal da Bacia de Santos. Com essa finalidade, será instalado na área de Guará (Bloco BMS - 9 – Bacia Marítima de Santos 9), cuja unidade terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Pelos números divulgados pela Petrobras, a produção do pré-sal atingirá os 210 mil barris/dia em 2013; passando a 582 mil barris/dia em 2015; 1.336.000 barris/dia em 2017; e 1.815.000 barris/dia em 2020.

Para desenvolver os campos da região, serão investidos, segundo previsões da estatal, somente no pré-sal, US$ 28,9 bilhões de 2009 a 2013, número que sobe para US$111,4 bilhões com a ampliação dos investimentos para o período de 2009 a 2020.

Segundo a Petrobras, as reservas atuais no Brasil são de 14,865 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). O volume recuperável do pré-sal, até o momento, considera a estimava de 5 bilhões a 8 bilhões de barris equivalentes recuperável em Tupi (Bacia de Santos); entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris em Iara (também na Bacia de Santos); 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo recuperável em Guará (Bacia de Santos) e 1,5 a 2,5 bilhões no Parque das Baleias (Bacia de Campos, em frente ao Espírito Santo).


Para que esse volume de óleo recuperável se transformar em reservas, no entanto, será necessário terminar o processo de avaliação das descobertas e aprovar, na Agência Nacional de Petróleo (ANP), o plano de desenvolvimento da produção.

Fonte: 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.